12/03/2024 às 06h30min - Atualizada em 12/03/2024 às 06h30min

Centro Educacional Conhecer completa 25 anos

Enviado por Sueli Cunha dos Santos Muniz
Divulgação
Os 25 anos do Conhecer,  foi comemorado com uma animadíssima gincana, envolvendo a comunidade escolar.

Vamos Conhecer um pouco da história desta escola, que tanto contribui para a Educação no município de Leopoldina?
 
O Centro Educacional Conhecer Ltda  teve sua autorização de funcionamento em 11 de março de 1999. 
 
Foi a primeira Escola Infantil particular a oferecer horário integral de 07 horas às 18 horas e intermediário.  Começou a funcionar na Rua Gabriel Magalhães nº 01, numa residência alugada.
 
Em 2001 passou para sede própria adquirida na Rua Dom Aristides nº 67, Bairro Esteves, totalmente reformada e estruturada, atendendo às necessidades atuais.
 
A origem do nome veio de uma pesquisa realizada, tendo em vista que a Educação do ser humano tem início no seu nascimento e prolonga-se por toda sua vida, e como estamos na Era do Conhecimento, o nome Centro Educacional Conhecer é apropriado desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
 
Cada sala de aula é denominado ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. Cada espaço recebeu o nome de personalidades marcantes na área da educação.


A sede na Rua Dom Aristides nº 67, Bairro Esteves (Divulgação)
 
ANÁLIA FRANCO - Anália Emília Franco Bastos foi professora, jornalista, poetisa, escritora e filantropa brasileira. Durante seus 62 anos de vida foi responsável por fundar mais de setenta escolas, 23 asilos para crianças órfãs, dois albergues, uma colônia regeneradora para mulheres, uma banda musical feminina, uma orquestra, um grupo dramático, além de diversas oficinas para manufatura em 24 cidades do interior e da capital.
 
PESTALOZZI - Pestalozzi, o teórico que incorporou o afeto à sala de aula. Para o educador suíço, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança. 
Para a mentalidade contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à cabeça quando se fala em ciência, método ou teoria. Mas o afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Nenhum deles deu mais importância ao amor, em particular ao amor materno, do que o suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).
 
EURÍPEDES BARSAFULFO - foi um educador, político, jornalista. Notório principalmente por sua atividade na educação brasileira. Fundou o primeiro colégio espírita do país, o Colégio Allan Kardec, que disponibilizou educação gratuita para milhares de pobres e órfãos.
 
Autodidata, adquiriu conhecimentos de Medicina e Direito, além de Astronomia, Filosofia, Matemática, Ciências Físicas e Naturais e Literatura, mesmo sem ter cursado o ensino superior.
 
Tornou-se líder em sua cidade por seu trabalho no magistério e na imprensa. Elegeu-se vereador em 1902, por insistência de seu genitor, que argumentava com o filho que sua popularidade era superior mesmo ao do então Presidente da Câmara Municipal, Coronel José Afonso de Almeida. Assim sendo, exerceu a vereança por dois mandatos, e durante seis anos, beneficiou a população de sua cidade com luz e bondes elétricos, água encanada e cemitério público.
 
Aos 22 de idade, ocupava cinco posições de alta responsabilidade na pequena Sacramento: professor e Diretor do Liceu Sacramentano, vereador, jornalista e, como ainda era católico, Secretário da Irmandade São Vicente de Paulo,também conhecida como Conferência de São Vicente de Paulo.
 
PAULO FREIRE - Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 – São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
 
Seu trabalho teórico envolve uma forte crítica da educação bancária comum em seu tempo, na qual o professor faz "depósitos" de conhecimento no aluno, que os recebe passivamente. Em vez disso, Freire propõe uma educação dialógica, isto é, fundamentada no diálogo. Tal educação é também problematizadora, pois induz os educandos a terem uma postura crítica ante a realidade que os oprime. Freire também é famoso por ter desenvolvido um método de alfabetização de adultos que busca desenvolver essa consciência crítica no momento da alfabetização. Freire, acreditando que todos os homens têm por vocação o ser mais, buscava que eles fossem sujeitos de suas ações, atingissem sua plena realização enquanto seres humanos e fossem capazes de transformar o mundo.
 
O nosso coração está em festa! Muitas sementinhas de sabedoria foram semeadas ao longo desses 25 anos.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »