15/03/2024 às 13h32min - Atualizada em 15/03/2024 às 13h32min

Pelo 22º ano consecutivo, CBA capacita educadores na Zona da Mata mineira

Curso de Atualização em Educação Ambiental é um dos projetos do Programa de Educação Ambiental – PEA da Companhia Brasileira de Alumínio

Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação Empresarial
Curso Atualização Educação Ambiental (Divulgação)
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou a 22ª edição do Curso de Atualização em Educação Ambiental na Zona da Mata mineira, projeto que compõe o seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O encontro, realizado nos dias 13 e 14 de março, em Muriaé, contou com a participação de cerca de 40 professores e educadores da rede pública municipal e estadual, de oito municípios da região: Itamarati de Minas, Cataguases, Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Miradouro e Fervedouro.

“Educação Ambiental Crítica & Transformadora: Desafios Ambientais Emergentes” foi a temática desenvolvida em conjunto com o Instituto Moleque Mateiro, parceiro da CBA em mais esta edição do Curso. O objetivo é proporcionar a formação ambiental, para que professores e educadores apliquem seus conhecimentos junto aos alunos durante o ano escolar, com apoio da equipe do PEA. Nos próximos meses, eles irão desenvolver as práticas aprendidas durante o Curso em suas escolas através de projetos. Ao final do ano, acontecerá a culminância das ações, quando serão apresentadas as atividades e os projetos desenvolvidos ao longo de 2024.

Seguindo o modelo dos últimos anos, o Curso de Atualização em Educação Ambiental trabalhará diferentes módulos, que vão abordar análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais propositivos. Os módulos terão como fundamentos os desafios ambientais emergentes, abordando as crises climáticas globais, gestão de resíduos, economia circular, ecologia, biodiversidade, poluição e poluentes.

Essa é a terceira vez que a professora Lívia Vernier, da Escola Municipal Dr. Justino Pereira, em Miraí, participa do Curso. Para ela, o conteúdo contribui para atualização do tema e sua aplicação em sala de aula. “Esse Curso é muito importante para nós, educadores, pois  ‘oxigena’ as nossas ideias para a prática em sala de aula durante o ano letivo. Aprendemos coisas novas e repassamos o conteúdo para nossas crianças. Com isso, podemos mudar a percepção, enquanto escola e família, do uso dos recursos  naturais e a forma de agir com o meio ambiente”, relata.
 
O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, reforça a importância do Programa para a conscientização ambiental da comunidade escolar por meio dos atores educacionais, gerando transformações para as futuras gerações.
 
“Promover a educação ambiental nos territórios do entorno de nossa Mineração Sustentável é um dos mais relevantes compromissos socioambientais da CBA. Essa troca e sinergia entre Empresa, comunidade, escolas e parceiros é enriquecedora para todos nós, além de promover uma rede de conscientização ambiental, utilizando das nossas práticas sociais e dos cuidados com o meio ambiente como inspiração para transformações que vão além do nosso setor”, afirma. “Continuaremos avançando juntos para fortalecer cada vez mais a educação ambiental nas escolas e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável das regiões onde a Companhia está presente”, reforça Christian.
 
Programa de Educação Ambiental - PEA 

Desenvolvido há 22 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. 
 
Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 158 mil pessoas em Minas Gerais onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, suas minerações de bauxita em operação, estando presente há 40 anos na Zona da Mata mineira.
 
Sobre o Instituto Moleque Mateiro

O Moleque Mateiro, um instituto de educação ambiental, desenvolve, desde 2005, projetos e cursos com ênfase no contato direto com a natureza, em prol da construção de uma cultura de sustentabilidade. Atua para diferentes segmentos sociais, como escolas, universidades, empresas e unidades de conservação, por meio de programas de educação formal e não formal, desenvolvendo metodologias inovadoras para a formação de educadores ambientais, projetos pedagógicos, programas para licenciamento ambiental e sustentabilidade corporativa, além de ações para famílias e comunidades.
 
Quer saber mais? Acesse www.molequemateiro.com.br.
 
Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 - Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 - desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »