28/03/2024 às 13h31min - Atualizada em 28/03/2024 às 13h31min

Zona da Mata Mineira ganha uma plataforma de memória com arquivos em fotos

Iniciativa é dedicada à preservação e à celebração do patrimônio histórico e cultural da Zona da Mata.

Gerência de Comunicação Energisa

A partir desta sexta-feira, 29 de março, estará no ar o Centro de Memória da Zona da Mata Mineira https://memoriadazonadamatamineira.com.br/, executado por meio do Projeto Vagão Arte Educação.

O Centro de Memória é uma iniciativa dedicada à preservação e à celebração do rico patrimônio histórico e cultural da Zona da Mata, em Minas Gerais. Um projeto inovador que oferece, nesta primeira etapa, acesso ao acervo digital exclusivo, com fotografias históricas a partir do final do século XIX até a década de 50 do século XX. As imagens selecionadas capturam a essência dos costumes, dos momentos significativos e da vida cotidiana da população da região.

O acervo do Centro de Memória da Zona da Mata Mineira se destaca pela diversidade, que abrange momentos históricos marcantes: a influência dos barões do café; a visita do Presidente Getúlio Vargas; a consolidação das indústrias; a cultura popular da região; a formação dos clubes de futebol; os movimentos políticos e sociais contextualizados na região; e as paisagens que tanto definiram quanto se perderam com o tempo são retratados de maneira vívida por meio das fotografias. O acervo proporciona uma visão abrangente da evolução cultural e social da Zona da Mata Mineira, que reflete a identidade única da região.

A próxima etapa do projeto visa alimentar o site com mais fotografias, receber doações voluntárias de fotografias, fazer parcerias com empresas, com Universidades e com Prefeituras das cidades da Zona da Mata Mineira.

 

Foco no Interior da Zona da Mata Mineira

As cidades de Cataguases, Leopoldina e Guiricema ocupam lugar de destaque dentro do projeto, nesta primeira etapa, e apresentam perspectiva inigualável sobre a vida na Zona da Mata Mineira ao longo dos séculos. Essas cidades, além de serem berço da Energisa, representam o coração cultural e histórico da região, com suas histórias e tradições preservadas nas fotografias do acervo.

O apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e do Grupo Energisa ao Centro de Memória da Zona da Mata Mineira reflete profundo respeito e apreciação pela história e pela cultura da região. Este projeto destaca o compromisso dessas instituições com a preservação do patrimônio cultural na Zona da Mata Mineira.

Ao tornar o acervo disponível, a Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o Grupo Energisa contribuem de maneira significativa para o entendimento da história, do passado, salvaguarda costumes, enriquece o presente e inspira futuras gerações.

As fotografias disponíveis Centro de Memória da Zona da Mata Mineira são de domínio público e estão disponibilizadas de acordo com a Lei de Direitos Autorais brasileira. Isso significa que elas podem ser utilizadas para fins educacionais, acadêmicos, culturais e outros sem fins lucrativos, respeitando os devidos créditos, mencionando o Centro de Memória da Zona da Mata Mineira como a fonte da fotografia.

Este projeto é executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Energisa,  apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, realização S/Amaral e Governo de Minas Gerais.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »