30/03/2024 às 08h03min - Atualizada em 30/03/2024 às 08h03min

Missa do Crisma: Bispo reflete sobre o ministério sacerdotal

Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina
João Gabriel Baía Meneghite- Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina

A Diocese de Leopoldina está vivenciando a Semana Santa em suas paróquias e comunidades eclesiais missionárias. O território abrange 34 municípios, com 62 paróquias e mais de 600 capelas na região. Padres diocesanos e de congregações religiosas, além dos sacerdotes visitantes de outras circunscrições eclesiásticas ajudam a Diocese de Leopoldina neste momento importante na vida das comunidades, trabalham intensamente para celebrar a maior festa da Igreja, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrando os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição.

Um momento marcante da Semana Santa foi a Missa da Unidade, realizada nesta Quinta-feira Santa (28/03), reunindo todo o clero na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), para renovarem as suas promessas sacerdotais diante do bispo, recordando também a instituição do sacerdócio. A intenção da Santa Missa também foi em Ação de Graças pelos 82 anos da criação da Diocese de Leopoldina, em 28 de março de 1942, pela bula Quae ad maius, do Papa Pio XII. Também conhecida como Missa do Crisma, pois são abençoados os óleos usados nos sacramento do Batismo e Unção dos Enfermos, além de ser consagrado o óleo do Crisma, usado na administração do Sacramento da Confirmação, nas ordenações sacerdotais e episcopais, na dedicação de altares e templos.

Em sua homilia, o bispo de Leopoldina destacou três pontos importantes sobre o sacerdócio, refletindo sobre a ‘Identidade sacerdotal’, ressaltando a importância dos ministros ordenados sempre lembrarem do Chamado, destacando que o mesmo é configurado a Cristo e tem a missão de ser o mediador do amor de Deus através dos sacramentos; Sobre o tema Espetacularização do “ser sacerdote” alertou sobre eventuais distorções dos valores sacerdotais na sociedade moderna, onde o foco na espiritualidade e na entrega a Deus é destoado em busca de reconhecimento na “Sociedade do Espetáculo”, como advertiu dom Edson em sua reflexão. O terceiro ponto de sua homilia foi sobre o tema “O sacerdote na dinâmica ontológico-funcional”,  que o bispo reflete sobre a essência ontológica e a função do sacerdote, destacando a importância de viver em conformidade com Cristo e servir à comunidade com generosidade e alegria.

Dom Edson acredita que a superação dessa iminência da “Sociedade do Espetáculo” requer uma consciência profunda de si mesmo e uma reconexão com o chamado inicial. Ele cita as orientações do Papa Francisco, que destaca a identidade e missão indivisíveis do sacerdote como servo de Cristo. Conclui que apenas vivendo essa identidade e missão de forma integral, servindo ao povo de Deus com generosidade e alegria, o sacerdote poderá enfrentar os desafios da sociedade atual.

A Quinta-feira da Semana Santa também marcou o início do Tríduo Pascal, período que se estende até a manhã do Domingo de Páscoa, ápice da celebração de nossa fé. Na noite do dia 28 de março, o bispo diocesano, presidiu celebração eucarística na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Leopoldina (MG), concelebrada pelo padre Adilson Nery, pároco local.

A Santa Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés recorda os gestos de humildade e serviço exemplificados por Jesus na Última Ceia. Dom Edson em homilia destacou o significado profundo deste gesto e da Eucaristia. Além dos ritos desta Quinta-feira Santa, a Santa Missa também foi marcada por um momento no qual a comunidade acolheu com reverência os óleos abençoados durante a Missa do Crisma realizada na catedral pela manhã.

No site da Diocese de Leopoldina está disponível toda a programação da Semana Santa nas comunidades paroquiais. O bispo diocesano tem agenda em diversos municípios de nossa região.

AGENDA DO BISPO

29/03 – Sexta-feira da Paixão do Senhor

15h – Ação Litúrgica na Igreja Matriz Sant’Ana, em Pirapetinga (MG)

30/03 – Sábado Santo | Vigília Pascal

19h – Igreja Matriz São Sebastião, em Volta Grande (MG).

31/03 – Páscoa do Senhor

10h – Igreja de São Sebastião, em São Sebastião da Vargem Alegre (MG).

19h – Igreja Matriz Divino Espírito Santo, em Ubá (MG).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »