30/03/2024 às 13h31min - Atualizada em 30/03/2024 às 13h31min

Monsenhor Antônio José Chámel é o novo nome da Praça do Rosário

Luiz Otávio Meneghite
Monsenhor Antônio José Chámel (Foto: João Gabriel Baía Meneghite?Diocese de Leopoldina)
O Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, sancionou a lei nº 4.792, de 13 de março de 2024, após aprovação da Câmara Municipal de Leopoldina, por meio da qual fica denominada “Praça Monsenhor Antônio José Chámel” o logradouro público municipal originalmente qualificado como “Praça do Rosário”. O ato oficial foi publicado no dia 18/03/2024, na  Edição 3727 do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

Conheça mais sobre Monsenhor Antônio José Chámel

Antônio Chámel nasceu no dia 29 de janeiro de 1934, no então Distrito de São Geraldo, que pertenceu ao município de Visconde do Rio Branco e faleceu no dia 20 de janeiro de 2023 em Leopoldina, onde foi sepultado no Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo.

Os seus pais vieram do Líbano para morar no Brasil. A sua mãe Da. Gurra Habibi José foi uma religiosa que inspirou toda a família. Ela rezava o terço de Nossa Senhora todas as noites e tinha o hábito da comunhão diária. O seu pai, o Sr. Chámel José, foi companheiro de estudo de Khalil Gibran, poeta, filósofo e pintor do mundo árabe, reconhecido internacionalmente.

Antônio Chámel é o mais novo da família de cinco filhos: Judith (in memóriam), Júlia, Miguel (in memóriam) e Oiliam José (in memóriam), esse último, foi advogado, professor, escritor, historiador, presidente da Congregação Mariana e membro da Academia Mineira de Letras.

Com apenas dois meses de vida, mudou-se para a cidade de Visconde do Rio Branco, onde fez o curso primário. A sua família foi inspiração para se tornar padre e, com apenas onze anos de idade, iniciou os seus estudos no Seminário Menor de Mariana, cursando o ginasial, o segundo grau, além da formação acadêmica em filosofia e teologia.

Quando a Diocese de Leopoldina foi criada, ele tinha apenas sete anos de idade quando o vigário local anunciou na missa em Visconde do Rio Branco a desvinculação da Arquidiocese de Mariana.

Antônio José Chámel não assistiu a posse o primeiro bispo diocesano, mas, tão logo foi ordenado padre no dia 08 de dezembro de 1956, foi designado por Dom Delfim Ribeiro Guedes para trabalhar na Diocese de Leopoldina.

Foi educador no Seminário Menor Nossa Senhora Aparecida, onde atualmente funciona o Centro Pastoral Dom Reis. Também foi professor na Escola Estadual Professor Botelho Reis até o final do ano de 1991, quando se aposentou do magistério.

Durante 33 anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Distrito de Piacatuba, em Leopoldina. Também foi pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, vigário da Catedral de São Sebastião, administrador paroquial de paróquias em Angustura (Além Paraíba) e Santo Antônio do Aventureiro. Foi capelão do Asilo Santo Antônio de Leopoldina, onde celebrou missas por quase quarenta anos.

Trabalhou com todos os sete bispos, ocupando cargos como reitor, ecônomo e professor do Seminário Menor Nossa Senhora Aparecida, além de chanceler e ecônomo da Diocese de Leopoldina.

Padre Antônio, como era mais conhecido, foi um sacerdote muito piedoso e passou o seu ministério buscando os cansados, os doentes, os pobres, sempre demonstrando solidariedade e praticando a bondade. O seu lindo testemunho de fé mudou a vida de muitas pessoas e jamais mediu esforços para levar o amor de Deus aos corações de todos.

Fontes: Diocese de Leopoldina e Diário Oficial dos Municípios Mineiros


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »