20/04/2024 às 13h21min - Atualizada em 20/04/2024 às 13h21min

Montenário

Foto: Arquivo jornal Leopoldinense - 2008
Carismático, inteligente, ágil no pensamento, sempre com um sorriso nos lábios e dono de uma gargalhada contagiante, o comunicador José Antônio Montenário, também cantor e compositor nas horas de folga. É autor de sambas-enredos marcantes do carnaval leopoldinense.  

Montenário começou sua carreira radiofônica nos anos 1970 na Rádio Sociedade Leopoldina, a famosa ZYK-5 quando ela tinha seus estúdios no mesmo prédio do Cine Brasil e da antiga Rodoviária Leopoldinense com vista para a Praça Felix Martins.

Nos anos 1980 pertenceu por 5 anos ao quadro de locutores da Multisom Radio Jornal AM. Sua chegada à FM 104,3 aconteceu em 1991.  Distribuindo abraços e aquele alô especial para seus milhares de ouvintes amigos espalhados por mais de 70 localidades de Minas e Estado do Rio, que fazem parte desta história.

Reconhecido a quem lhe ensinou os primeiros passos no rádio, Montenário faz agradecimentos e cita os nomes dos saudosos Wagner Nogueira e José Américo Barcelos, Benício Aguiar e os colegas Jorge Antonio, Luiz Carlos Montenári(seu também saudoso primo), Jairo Fernandes, o saudoso Mestre Vitalino Duarte, Mestre Canhotinho e os companheiros de ontem e hoje, a sua família e principalmente a Deus:

“Faço meu trabalho com carinho, dedicação e amor à função de ser porta voz da alegria e da paz através do rádio.” Com sua bela voz, uma das mais bonitas do rádio mineiro, que abria todas as manhãs a programação da emissora pontualmente às 5 horas, Montenário diz: “Através do rádio ou por causa do rádio, hoje tenho grandes amigos e grandes amigas, e uma profissão”.

Nos últimos anos Montenário enfrentou alguns problemas de saúde e se afastou do rádio. Evangélico, se dedica à música gospel.

(Texto de Luiz Otávio Meneghite publicado no jornal Leopoldinense em 1° de fevereiro de 2008 e atualizado por Luciano Baía Meneghite em abril de 2024)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »