22/04/2024 às 07h50min - Atualizada em 22/04/2024 às 07h50min

Prefeitura promove capacitação para enfretamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil

Fernanda Espíndola
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
O dia 18 de maio é considerado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. E a Prefeitura de Leopoldina tem feito muito em prol dessa mobilização no município.

Em 2023, a Secretaria de Assistência Social promoveu diversas ações nas escolas municipais, estaduais e particulares com o objetivo de orientar os alunos sobre os riscos e a importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual. 

Com o intuito de fortalecer ainda mais a rede de proteção e apoio no município e qualificar os profissionais, especialmente da Educação, para que estejam aptos a receber as denúncias e dar prosseguimento no fluxo, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu neste sábado, dia 20, uma capacitação para 350 servidores do município.

E para abordar os temas “Revelação Espontânea” e “Escuta Protegida”, o evento contou com a presença do psicólogo e mestre em Psicologia Social e Cultura, Rudinei Luiz Beltrame, de Santa Catarina, e da Delegada de Mulheres, Dra.Gisela Borges de Matos.

“A intenção é capacitar os nossos profissionais, especialmente da Educação, para que estejam aptos a identificar os sinais de mudança no comportamento das crianças e adolescentes que possam estar sofrendo abuso sexual e preparados para receber uma revelação espontânea de violência sexual, de maneira que evitem a revitimização das crianças e adolescentes que têm seu direito violado”, explica a secretária de Assistência Social, Luiza Helena Morais Barbosa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »