12/06/2024 às 11h22min - Atualizada em 12/06/2024 às 11h22min

Começa nesta quinta,13, Festival Cidade da Música em São João Nepomuceno

Na programação, Hamilton de Holanda, Gleison Túlio, Juarez Moreira e Toninho Ferragutti.

Gerência de Comunicação Energisa

O fim de semana será dedicado à música instrumental brasileira em São João Nepomuceno. O município, localizado a 65 km de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, realiza o Festival Cidade da Música. Com ampla programação gratuita, que engloba shows, mostra audiovisual, premiação a artistas, oficina e fórum temático, o evento promete inspirar o público e convidar artistas para discutir a cena musical entre os dias 13 e 15 de junho.

O objetivo da edição é ‘dar voz’ ao artista instrumental brasileiro, de fundamental importância para a música. Neste sentido, além de ter a programação musical composta por nomes reconhecidos da música instrumental, o festival também abre espaço para novos talentos, ao premiar em cinco categorias músicos e grupos previamente inscritos e selecionados com seus trabalhos para estarem no festival.

O evento começa nesta quinta-feira, 13 de junho, com os ‘Seresteiros do Luar’, grupo musical de São João Nepomuceno, na Praça Daniel Sarmento, ao lado da antiga fábrica de tecidos da cidade. A partir das 18h, o cortejo ganha as ruas ao som dos instrumentos musicais e das letras conhecidas pelos entusiastas da música popular. Ao mesmo tempo, terá mostra audiovisual ao ar livre na praça da Estação e oficina de Trilha Sonora com Dudu Viana, no Centro Cultural do município. Às 19h30, Roger Rezende e convidados comandam o show na praça da Estação.

Na sexta, 14, além de oficina e mostra audiovisual (veja lista de filmes em www.cidadedamusica.com.br), o festival conta com shows de Eduardo Pereira – Trio Macaxeira (Prêmio: Melhor Instrumentista) – e Ricardo Itaborahy, que convida Juarez Moreira, Toninho Ferragutti, Thiago Guimarães, Gladston Vieira, Adalberto Silva, Jonatas Silveira e Aldo Torres. Para fechar a noite, jam session com Gleison Túlio.

Voyage Jazz Trio abre o último dia do festival, com jazz session a partir das 10h. Às 15h tem fórum temático voltado para profissionais da música. O objetivo é discutir temas como economia criativa, desenvolvimento regional, mercado musical, desafios e oportunidades. À noite, a partir de 18h30 tem exibição dos documentários “Neném, Coração Tambor” (Clarissa Campolina e Tania Anaya. Brasil. 2012) e “Nada será como antes” (Ana Rieper. Brasil. 2023). Já as atrações musicais, começam às 20h, com Nara Pinheiro Quinteto (Prêmio: Melhor Grupo Musical), entrega dos prêmios “Talentos Locais” e “Jovem Instrumentista”, além de Shows com Hamilton de Holanda e Gleison Túlio. A programação completa está em www.cidadedamusica.com.br.

“A Energisa tem um compromisso forte com a cultura, apoiando as diversas manifestações culturais produzidas em sua área de atuação. O Festival Cidade da Música é mais uma iniciativa que demonstra o nosso o propósito de valorizar os artistas brasileiros e reforçar o engajamento com as populações atendidas. Estamos orgulhosos do que estamos construindo na área cultural”, comentou Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

O Festival Cidade da Música é uma iniciativa da Associação Neném Itaborahy, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e SEBRAE, com apoio da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno e o patrocínio principal da Energisa Minas Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Acompanhe no site https://www.cidadedamusica.com.br a programação detalhada ou no Instagram @cidadedamusica


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »