28/10/2014 às 10h28min - Atualizada em 28/10/2014 às 10h28min

Leopoldina participa esta semana da etapa estadual do parlamento jovem

Estarão presentes alunos da E.E. Sebastião Silva Coutinho, Colégio Equipe e Colégio Imaculada Conceição, com a coordenação pedagógica da UEMG.

As atividades vem sendo desenvolvidas desde o início do ano com encerramento no mês de novembro.

A etapa estadual do Parlamento Jovem 2014 será realizada em Belo Horizonte entre os dias 29 e 31 de outubro em Belo Horizonte, com atividades no Sesc Venda Nova, na Escola do Legislativo e na Assembléia Legislativa, com a participação de estudantes de diversas escolas pública e particulares do Estado de Minas Gerais, que estarão discutindo 30 propostas aprovadas em todo o estado, sendo que as propostas aprovadas serão enviadas para a Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa.

Leopoldina participa com alunos da E.E. Sebastião Silva Coutinho, Colégio Equipe e Colégio Imaculada Conceição, com a coordenação pedagógica da UEMG. Em cada município, além do estudo do tema da edição 2014, os jovens do ensino médio aprendem sobre política, cidadania, funcionamento do Estado e do Poder Legislativo.  A finalidade é favorecer o protagonismo juvenil. Os estudantes são orientados por monitores, selecionados pelas câmaras municipais e seus parceiros locais.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de educação política dirigido a estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares, e de nível superior de Minas. Em 2014, na 11ª edição, o tema dos debates é Envelhecimento e Qualidade de Vida.

O projeto é desenvolvido e coordenado pela ALMG, através da Escola do Legislativo, e pela PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais e Pró-reitoria de Extensão, em parceria com câmaras municipais de diferentes regiões do Estado. As câmaras são responsáveis pela implementação do projeto nos municípios.

As atividades do Parlamento Jovem vem sendo desenvolvidas desde o início do ano, com encerramento previsto para o início do mês de novembro. Nesse ano, com a regionalização do projeto, foi incluída uma etapa regional, cujo pólo se desenvolveu em Juiz de Fora, com plenárias realizadas no mês de setembro.

Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina e ALMG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »