07/11/2014 às 09h00min - Atualizada em 07/11/2014 às 14h59min

Nomes fortes da cultura negra da região recebem homenagem do Legislativo Leopoldinense

Indicações foram do vereador Oldemar Montenári, do Partido dos Trabalhadores

Amaury da Silva Santos
Iniciativas foram do vereador Oldemar Montenari, do PT.

A benzedeira Iracema dos Reis Santana - Dona Roxinha, estará recebendo nesta sexta-feira, dia 7 de outubro a partir das 19 horas, na quadra coberta da Escola Municipal Judith Lintz, a honraria máxima do município, a Medalha de Mérito Leopoldinense.

 D. Roxinha vem merecendo esta honraria, já faz tempo, pois por ser atualmente uma sobrevivente em nossa cidade na pratica de benzeção e principalmente pelo grau de sensibilidade que tem com o sofrimento dos outros. Esta senhora tem uma vertente de saberes diferenciados, neta de africanos, foi criada pelos pais na roça onde muitas vezes passou por dificuldades. Herdou a prática da reza, de seus avós e aos 15 anos, após ter se casado e ter seu primeiro filho, começou o seu tributo de rezadeira e nunca mais parou.

Entre os males que D. Roxinha reza estão: quebradura, ventre virado, mau olhado, espinhela caída e inveja. O movimento de entre e sai na porta de sua casa é constante até 09:00 horas da noite, quando ela se recolhe para o descanso. São pessoas de todos os lugares e de todas as camadas da sociedade. Ela não cobra nada por sua benzeção e sempre tem uma palavra carinhosa e amiga para dar aos que a procuram. Em seus conhecimentos populares, ela também conhece muitas ervas para chazinhos caseiros como: alfavaca, hortelã, poejo, levente, etc.

 Dona Roxinha, tem relevantes serviços prestados a comunidade leopoldinense e região e esta medalha chega em boa hora pelos serviços prestados

O outro Homenageado vem da cidade de Juiz de Fora, Regis José de Oliveira, mais conhecido como Regis Da Vila, natural de Juiz de Fora-MG,  criado na Serrinha, hoje bairro Dom Bosco. Aos 12 anos despertou sua paixão pelo samba na escola de samba Castelo de Ouro, localizada no Bairro São Benedito-Juiz de Fora.

Cantor, compositor, locutor e membro do conselho Municipal de Cultura Popular de Juiz de Fora, teve efetiva participação na diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora SINSERPU/JF, e é o atual presidente do ICS (Instituto Cultural do Samba de Juiz de Fora) Fundado em 27 de setembro de 2003, com a finalidade de promover, divulgar e engrandecer o samba seus seguimentos.

Em Leopoldina, tem sido um grande incentivador da cultura popular, apoiando importantes iniciativas de eventos organizados em parceria com o Movimento Negro.

Dessas parcerias, já promoveu na Casa de Leitura Lia Botelho o evento DOIS IMORTAIS DO SAMBA, com o lançamento do filme do cantor e compositor de Juiz de Fora, Geraldo Pereira e homenagem ao grande pai da cultura popular de Leopoldina, Mestre Vitalino Duarte, da Escola de Samba Acadêmicos de

 

Participou efetivamente das três edições do Tributo a Zumbi dos Palmares, uma festa produzida e realizada pelo movimento negro de Leopoldina todo ano, no mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.             

A mais recente participação de Regis pela cultura de Leopoldina foi através do Instituto Cultura do Samba trazer pessoal de apoio para fundação da LIESCOS – Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Leopoldina em pleno funcionamento.

Para o Movimento Negro, a iniciativa de homenagear Dona Roxinha e Regis da Vila reafirma que finalmente a cultura afrodescendente, de fato, vem sendo respeitada e valorizada por quem de direito.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »