16/04/2014 às 10h14min - Atualizada em 16/04/2014 às 10h14min

Rua Lucas Augusto

Primeira metade do século XX

Luciano Baía Meneghite
Acervo - Espaço dos Anjos

Começa na praça Professor Botelho Reis e termina na alameda Dom Delfim Ribeiro Guedes, na Catedral.

No passado era conhecida como rua Primeiro de Março e que também se chamou rua Theophilo Otoni.

É uma homenagem a Lucas Augusto Monteiro de Barros, o segundo presidente da câmara no regime republicano, entre 1892 e 1897, que substituiu ao Dr. Joaquim Antonio Dutra, presidente daquela casa de 1890 a 1892. Lucas Augusto faleceu em 1906.

O Leopoldinense de 28.04.1895 diz que pelo decreto nº 7,de 22 de abril, o sr.agente executivo abriu um crédito extraordinário para aquisição de um prédio para a câmara municipal.Este crédito, somado a um anteriormente votado, somava 25.000$000 pela qual se realizou a compra do palacete que pertenceu ao falecido Dr. José Cesário.

No texto do decreto nº 7, após vários considerandos, inclusive um que diz ser insuportável a câmara estar junto com a cadeia, o art. 1º do decreto determina que fica aberto o crédito para aquisição do prédio sito à rua Primeiro de Março, pertencente ao Dr. Quirino Monteiro de Barros e demais condôminos. E o mesmo jornal, na suaedição de19.05.1895,dá notícia de que a câmara municipal já mudou para o palacete do Dr. JoséCesário.

A Gazeta de Leopoldina de 26.01.1912 diz que está construído o elegante prédio que aCia Força e Luz mandou construir à Rua Theophilo Otoni, o que nos leva a crer ser este um segundo nome da atual rua LucasAugusto, onde funcionava a sede daquela companhia em Leopoldina e que hoje se transformou na Usina Cultural Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina. No final desta rua, bem próximo à Catedral, funcionava o colégio Imaculada Conceição cujo prédio se transformou em residências, após a construção do novo Colégio no alto do mesmo morro.

Fonte: Livro Nossas Ruas Nossa Gente – José Luiz Machado Rodrigues e Nilza Cantoni


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »