Palestras e grupos de trabalho marcaram o segundo dia do encontro preparatório para a edição de 2015 do Parlamento Jovem de Minas, realizado nesta terça-feira (2/12/14), na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento contou com a presença de cerca de 70 pessoas de 41 câmaras municipais que têm interesse em participar do programa. O encontro teve início nesta segunda (1º).
Segundo a servidora da Escola do Legislativo da ALMG, Fernanda Machado Freitas, que é uma das coordenadoras do Parlamento Jovem de Minas, o foco do encontro nesta terça (2) foi a gestão e o planejamento para o próximo ano. Ela explicou que uma das palestras realizadas reforçou para os representantes das câmaras municipais a metodologia do projeto, destacando o trabalho em rede que é desenvolvido com o objetivo de estabelecer parcerias nos municípios.
“O Parlamento Jovem é, no Brasil, o maior projeto que trabalha em rede com a educação para a cidadania, envolvendo os estudantes nas diversas etapas de decisão”, enfatizou a servidora. Ela deu como exemplo dessa participação a escolha pelos alunos do tema a ser debatido em 2015: “Segurança Pública e Direitos Humanos”.
Outra palestra ministrada nesta terça (2) abordou o uso das redes sociais no desenvolvimento do programa e os resultados alcançados na edição deste ano. “Tivemos uma adesão maior ao uso dessas redes em 2014. Uma pesquisa mostrou que os estudantes acessam a fanpage do Parlamento Jovem sobretudo pelo celular. Então eles estão ligados o tempo todo às discussões, querem se identificar com o projeto e ter a sensação de pertencimento”, salientou Fernanda Freitas.
Leia a matéria na íntegra no Portal da ALMG.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG