12/12/2014 às 08h22min - Atualizada em 12/12/2014 às 08h22min

Emissão de Carteiras de Trabalho será interrompido em Minas

Atendimento ao cidadão ficará suspenso para implantação de nova plataforma digital. Objetivo é conferir mais agilidade ao processo de produção e entrega da Carteira.

De 22 a 29 de dezembro, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG) suspenderá o atendimento informatizado ao público para emissão de carteira de trabalho para brasileiros e estrangeiros.  Nos postos conveniados o atendimento será suspenso de 13 a 29 de dezembro. A paralisação temporária se dará em virtude da transição do sistema atual, responsável pela produção dos documentos, para uma versão mais avançada da ferramenta. A mudança será realizada em todo o âmbito de atuação do Ministério do Trabalho e Emprego. A previsão é que o novo sistema, denominado CTPSWeb 3.0, comece a ser utilizado, em todo o território nacional, a partir do dia 02/01/2015.

Chefe Substituta do Setor de Identificação e Registro Profissional da SRTE/MG (SEPROF), Maria Auxiliadora Ribeiro Perdigão informa que, “devido a essa mudança, o documento que, atualmente, é entregue ao trabalhador no prazo mínimo de 02 (dois) e máximo de 15 (quinze) dias úteis (conforme estabelecido pela Portaria 210/2008), poderá ser emitido e entregue com mais celeridade”.

Outro benefício da CTPS Digital, como será chamado o documento emitido por meio do novo sistema, é que o trabalhador não precisará mais esperar o momento de entrega da Carteira, dias após a solicitação, para saber se tem alguma pendência que o impede de ter acesso ao documento. “O novo sistema será integrado com os bancos de dados da Caixa Econômica Federal e Receita Federal. Com isso, o servidor ou agente conveniado terá acesso, logo no atendimento inicial, a todos os dados do trabalhador. Caso seja identificada uma eventual pendência, o trabalhador será informado de imediato para que regularize sua situação”, esclarece Maria Auxiliadora.

O CTPSWeb 3.0 condensará em um único sistema os dois programas que atualmente são utilizados para emissão das Carteiras. “Hoje, usamos um sistema para coletar a impressão digital, foto e assinatura digital do cidadão e outro que recebe esses dados e confecciona o documento. Com a versão 3.0, esses dados serão coletados e disponibilizados para produção dentro do mesmo programa. Inclusive, os postos conveniados (Unidades de Atendimento Integrado - UAIs), terão acesso à mesma página que os servidores do MTE para solicitação da Carteira. Assim, todos seguirão o mesmo procedimento dentro do sistema, o que agilizará a produção e entrega do documento para o cidadão”.

Há, ainda hoje, alguns postos conveniados que não utilizam webcam e, por isso, precisam solicitar ao trabalhador uma foto 3x4, que é escaneada e inserida na Carteira. Com a nova ferramenta, todos os conveniados poderão capturar a imagem do trabalhador no momento do atendimento por meio de webcam. Isso tornará a solicitação do documento 100% gratuita para o cidadão.

Maria Auxiliadora também conta que, para emitir a Carteira, os postos conveniados precisam coletar os dados do cidadão e enviá-los, para os setores do MTE responsáveis pela produção do documento. “Esses dados são transmitidos fisicamente, em pendrives ou CDs ou email, devido ao modelo de sistema off-line utilizado. Agora, com um único sistema on-line, todas as informações coletadas no ato do atendimento ao cidadão serão repassadas, em tempo real, às unidades do MTE para geração da Carteira”, detalha.

A mudança dos sistemas integra o projeto de modernização do Ministério do Trabalho e Emprego e dos serviços prestados ao cidadão.

Fonte: Serviço de Comunicação Social da SRTE/MG

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »