24/01/2015 às 20h14min - Atualizada em 24/01/2015 às 20h14min

Secretária estadual de Educação, participa do Forum de Mulheres Negras em Cataguases

Macaé Evaristo, à esquerda do prefeito Cesinha, veio a Cataguases participar do Fórum de Mulheres Negras
Teve início na tarde deste sábado, 24 de janeiro, e termina ao meio dia deste domingo, 25, no auditório da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, o Colégio Cataguases, naquela cidade, o Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais. O evento contou com a presença da Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, Macaé Maria Evaristo, do Deputado Federal Wadson Ribeiro, do prefeito Cesinha Samor, da Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Solange Cabral Riguete, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Segurança, Ângelo Cirino, além de representantes do Sind-UTE e de diversas cidades mineiras.
 
image

image

Coordenado por Rita Bento, uma das principais lideranças na luta pela igualdade racial em Cataguases e região, o Fórum tem como objetivo, conforme explicou ao Site do Marcelo Lopes, "dar visibilidade à incidência do racismo e do sexismo na vida das mulheres negras, assim como debater estratégias para a superação das desigualdades raciais", explicou. Os temas das palestras levantam a discussão acerca dos desafios na organização do Estado, além da rearticulação das Mulheres Negras frente à nova conjuntura política e econômica, acrescentou Rita.
 
Entre as palestrantes estão a a Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo e a assessora da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR, Dalila Negreiros. No evento serão reafirmados ainda o "Dia da Mulher Afro-latino-americana e Afro-caribenha", comemorado em 25 de julho; e a "Marcha das Mulheres Negras 2015 Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver", prevista para ocorrer no mês de novembro, em Brasília.
 
image

image

Macaé Evaristo fez a palestra de abertura com o tema "Política de Igualdade Racial do Estado Brasileiro com foco na Lei 10.639. Em entrevista exclusiva ao Site, ela disse considerar "fundamental este fórum, principalmente porque este ano nós estamos construindo uma marcha nacional de mulheres negras. Aqui é para falar também da importãncia da participação feminina ativa na busca pela democratização da sociedade brasileira". Sobre a Educação, pasta que assumiu recentemente, Macaé disse que no setor "nós temos um grande desafio que é a melhoria da qualidade do ensino médio. Está é uma das nossas prioridades já estabelecida pelo nosso governador Fernando Pimentel, ampliar a Educação Integral em nosso estado e, no Ensino Médio, trabalhar para que a gente possa também ampliar a articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional", revelou.
 
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Dalila Fernandes Negreiros abordou em sua palestra o tema "Prejuízos para Mulher Negra". Ainda na programação deste sábado será realizado um debate entre os participantes. No domingo, o Forum recomeça às 9 horas quando serão tratados vários temas com destaque para "Brasil: Perspectivas na Rearticulação das Mulheres Negras", devendo ser encerrado ao meio dia. De acordo com Rita Bento as deliberações do evento serão divulgadas posteriormente.
 
Publicado no Site do Marcelo Lopes

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »