27/01/2015 às 10h34min - Atualizada em 27/01/2015 às 10h34min

Carnaval de Leopoldina terá banheiros químicos

Equipamentos serão instalados no Centro e na Praça do Urubú

Luiz Otávio Meneghite
( Foto meramente ilustrativa )

A Secretária Municipal de Cultura de Leopoldina, Jussara de Almeida Tomaz, solicitou ao Setor de Licitações da Prefeitura, a realização de Pregão Presencial para registro de preços para futuras e eventuais contratações de empresa especializada em locação de banheiros químicos, para atender às secretarias de Cultura e de Esporte Lazer e Turismo em diversas festividades do Município pelos próximos 12 meses.

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Bruno Flores Gonçalves, a quem o setor de licitações está subordinado, a contratação do serviço já valerá para o carnaval deste ano, quando deverão ser contratados pelo menos 15 banheiros químicos para serem instalados nos locais de maior concentração de público, o Centro e a Praça do Urubú onde é realizado o tradicional Carnaval da Saudade com predominância das marchinhas carnavalescas.

A licitação está marcada para o dia 9 de fevereiro, às 13h30min na Praça Professor Botelho Reis, 28, 2º andar – Centro – Leopoldina– MG. O Edital encontra-se disponível no site www.leopoldina.mg.gov.br, link “Licitações/Pregão”.

Como funciona um banheiro químico

Os banheiros químicos são cabines portáteis utilizadas para atender multidões em grandes eventos que não contam com instalações sanitárias fixas disponíveis. Cada uma tem capacidade para até 220 litros de sujeira. Para evitar o mau cheiro, a mistura recebe uma pequena quantidade de substância desodorizante. A conta básica dos organizadores que recorrem a essas cabines é encomendar um banheiro químico para cada 200 pessoas. No limite, cada um dos banheiros portáteis pode ser usado até 200 vezes por noite.

Do canto da cabine sai um tubo que liga o interior da caixa de detritos com o meio externo. Ela permite uma troca de gases entre os dois ambientes. O objetivo é oxigenar o ar da caixa, pois as bactérias que causam mau cheiro se multiplicam rápido na ausência desse gás.A cabine tem uma base quadrada de 1,2 metro de lado, cerca de 2,3 metros de altura e 80 quilos. Ela é toda desmontável e suas paredes são feitas de fibra de vidro ou polietileno, um plástico reciclável, leve e higiênico. Uma cabine feita com ele dura até dez anos

Para limpar a cabine, um caminhão com uma bomba de sucção aspira os detritos e, depois, os leva para locais apropriados. Na sede da empresa que aluga as cabines, elas são lavadas com água e sabão. E estão prontas para outra!Antes de ser usada, a caixa recebe 20 litros de uma solução aquosa com 5% de uma substância que desodoriza e evita a proliferação de bactérias na mistura de cocô e xixi. No final do uso, a mistura com 100 litros fica assim: 80 Litros urina e fezes,1 litro desodorizante e 19 litros água.

  

Fontes de informações: Sites especializados e Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição nº 1422, de 27 de janeiro de 2015.


 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »