08/02/2015 às 18h56min - Atualizada em 08/02/2015 às 18h56min

Minas Gerais mostra que também tem samba no pé e animação de sobra

Paulo Leonardo
- Hoje em Dia
Blocos como o Palhaçada, em Tiradentes, levam alegria e muitas cores para as ruas calçadas de pedras. (Renato Cobucci / Imprensa-MG / 2-3-2014)
Nas previsões do Ministério do Turismo, Minas Gerais está em quinto lugar na preferência do turista que irá viajar pelo país durante este Carnaval. São esperadas por aqui nada menos do que 195 mil pessoas circulando pela Capital e também pelas cidades do interior, já famosas pelo sua folia de rua.
 
Belo Horizonte já experimenta uma revolução no seu Carnaval, que começou tímida em 2013, mas que ganhou muito corpo em 2014, com muita gente indo às ruas para brincar nos blocos.
 
Atualmente, são esperadas milhares de pessoas nos principais blocos da capital, o que chega a causar certa preocupação a organizadores e autoridades, já que BH não está acostumada a eventos de rua deste porte.
 
Oficialmente, já se registraram 164 blocos junto à Prefeitura de Belo Horizonte, um recorde. Além deles, outros blocos “alternativos” vão atrair outro tanto de foliões. A expectativa é de que, somando turistas e moradores, o Carnaval de BH atraia mais de 1 milhão de pessoas.
 
No interior, de Sabará, aqui ao lado, a Diamantina, no Norte do Estado, a festa sempre foi na rua e já é famosa em todo o país. Não à toa, recebe tantos turistas de Rio, São Paulo, Bahia e outros Estados.
 
Se, há até pouco tempo, o turista que vinha a Minas no Carnaval só ia para as cidades históricas de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei, Sabará e Diamantina, agora BH também está atraindo muitos visitantes. A estimativa é que os quase 200 mil turistas deixem no Estado cerca de R$ 193 milhões (contra os R$ 177,1 milhões que os 190 milhões de viajantes deixaram por aqui no ano passado).
 
Um fator que certamente está sendo levado em consideração por organizadores e prefeituras do Estado é a falta de água. Algumas cidades menores chegaram a cancelar suas festividades oficiais mas, no geral, a folia vai comer solta nas ladeiras históricas do interior e nos bairros de BH.
 
Bom Carnaval!

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »