05/04/2015 às 17h46min - Atualizada em 05/04/2015 às 17h46min

Comitê das bacias dos rios Pomba e Muriaé tem reunião nesta quarta, (8)

Na ocasião serão entregues os Planos Municipais de Saneamento de 20 municípios da Zona da Mata.

Preço de tarifa da água e palestras vão compor a reunião em Muriaé (foto ilustrativa).

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé - COMPÉ - realiza nesta quarta-feira, 8 de abril, em Muriaé, a 1ª Reunião Ordinária de 2015. Durante a manhã haverá a assinatura do PSA Hídrico (Programa de Pagamento por Serviços Ambientais com foco em recursos hídricos) dos municípios de Rio Pomba, Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre. Em seguida será detalhada a deliberação normativa que trata sobre a destinação dos recursos de cobrança pelo uso da água exercício 2015 para ações emergenciais no período de estiagem.

À tarde, às 13h30m, o ex-secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ex-presidente do Ceivap no último biênio, Danilo Vieira Junior, faz uma palestra abordando os "Aspectos Relevantes da Crise Hídrica – Desafios e Oportunidades". Na sequência, serão entregues os Planos Municipais de Saneamento de 20 municípios da Zona da Mata: Antônio Carlos, Bias Fortes, Bicas, Carangola, Divinésia, Divino, Ewbank da Câmara,, Goianá, Guiricema, Miradouro, Orizânia, Pedra Dourada, Rodeiro, Santa Rita de Ibitipoca, Santos Dumont, São Geraldo, São João Nepomuceno, Tabuleiro, Tocantins e Tombos.

Finalizando a reunião, representantes da empresa Cohidro fazem apresentação da "Metodologia e dos Critérios para o Prognóstico: Cenário para os Recursos Hídricos". O encontro acontece a partir das 10 horas, no Centro Cultural e Turístico Regional Dr. Pio Soares Canêdo - "Grande Hotel Muriahe", situado à Praça João Pinheiro, nº 164, Centro, em Muriaé.

Nova diretoria do CEIVAP

No dia 24 de março, foi eleito o Conselho Diretor do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), biênio 2015/2017. O secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, deputado estadual André Corrêa, é o novo  presidente do órgão.

O líder do Comitê Paraíba do Sul, Rutnei Morato, representante de São Paulo, ocupa a vice-presidência. Já a presidente do COMPÉ e coordenadora do Seminário do Setor Elétrico na Bacia do Rio Paraíba do Sul (Serpasul), Maria Aparecida Vargas é a nova secretária-executiva. Eles substituem Danilo Vieira Júnior, Vera Lúcia Teixeira e Tarcísio José de Souza, respectivamente.

O Ceivap é constituído por representações dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais dos estados de Minas Gerais, Rio e São Paulo para a conservação, preservação e recuperação da Bacia do Paraíba do Sul.

Fonte: Jornal Atual/Antonio Trajano Vieira Cortez


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »