30/04/2015 às 08h02min - Atualizada em 30/04/2015 às 08h02min

30 de abril é o Dia Nacional da Mulher por causa de uma leopoldinense

Leia na edição nº 278 do jornal Leopoldinense matéria de Natania Nogueira sobre a vida de Jeronima Mesquita.

O Dia Nacional da Mulher foi consagrado pela Lei Nº 6.791 aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente da República João Batista Figueiredo, em 9 de junho de 1980, a ser comemorado anualmente na data de 30 de abril do calendário oficial, tendo como objetivo estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento.

A data escolhida foi uma homenagem a Jerônima Mesquita, natural de Leopoldina, onde nasceu em 30 de abril de 1880. Jerônima retornando ao Brasil, após estudar na Europa, não se conformou com a situação preconceituosa que era imposta às mulheres no país.  Uniu-se a um grupo de mulheres combativas e fundou o Conselho Nacional  das Mulheres em 1947.

Também foi uma das fundadoras da Pró-Matre, hospital beneficente que acolhia  gestantes das camadas mais pobres. Ela atuou também na luta pelo voto feminino. Em 24 de fevereiro de 1932, é assegurado às  mulheres brasileiras o direito de votar e serem votadas através  do decreto 21.076, assinado pelo então do Presidente Getúlio Vargas.

Jeronima Mesquita faleceu no Rio de Janeiro em 1972.

Veja na edição nº 278 do jornal Leopoldinense impresso, disponível nas bancas da cidade, matéria completa sobre Jeronima Mesquita escrita pela acadêmica Natania Nogueira. Conheça também na mesma edição um pouco da história da Fazenda Paraiso, onde ela nasceu, em abordagem feita pela acadêmica Nilza Cantoni.

Nilza Cantoni e Natania Nogueira, membros da ALLA narram parte da história de Leopoldina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »