20/05/2015 às 18h54min - Atualizada em 20/05/2015 às 18h54min

Correios lança selos e carimbo retratando abelhas brasileiras

Junto com outras cinco cidades brasileiras, Poços de Caldas, no Sul de Minas, participa no dia 22 de maio do evento de lançamento simultâneo da série de selos e do carimbo comemorativo que representam as abelhas brasileiras melíponas (sem ferrão). As demais cidades são: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Porto Alegre (RS) e Terezina (PI). Poços de Caldas foi escolhida para sediar o evento em função da idealização da série de selos ter sido proposta pelo engenheiro agrônomo Ednan Dias Neto, que é integrante do Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas e vice-presidente da Associação dos Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e Região (Apis-Poços). A proposta dele foi enviada por meio do projeto dos Correios, Sua Ideia Pode Virar Selo, onde a Empresa recebe sugestões de temas para as peças filatélicas que emite anualmente. O evento de lançamento acontece no Jardim Botânico da cidade, a partir das 15h.

Peças filatélicas

Uma curiosidade dos selos é que eles possuem o aroma do mel produzido pelas abelhas, constante de verniz específico aplicado às peças para exalar o perfume. A folha apresenta seis espécies de abelhas melíponas presentes no território brasileiro: Melipona quinquefasciata (Uruçu do Chão), Melipona rufiventris (Urucu Amarela), Melipona subnitida (Jandaíra), Nannotrigona testaceicornis (Iraí), Paratrigona lineata (Jataí da Terra) e Plebeia flavocincta (Jatí). A partir das características anatômicas e do habitat de cada uma das espécies foram produzidas as imagens, retratando harmonicamente as abelhas em meio à natureza. O título da emissão é exibido na parte superior da peça, e, no canto inferior direito, é divulgada a Exposição Filatélica London 2015. Foram utilizadas as técnicas de quadricromia (CMYK) com aplicação serigráfica do verniz aromático e computação gráfica. Já o carimbo retrata as abelhas por meio da ilustração de uma das espécies, contendo o registro da data do primeiro dia de circulação das peças filatélicas, 22 de maio.

Os selos podem ser adquiridos nas agências filatélicas dos Correios de Minas Gerais (endereços abaixo) e na loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline.

 

Serviço

Evento: lançamento da série de selos e do carimbo das abelhas brasileiras melíponas

Onde: Jardim Botânico - rua Paulo de Oliveira, 300 - Parque Véu das Noiva - Poços de Caldas – MG

Horário: 15h

 

Agências Filatélicas de Minas Gerais

  • Belo Horizonte - av. Afonso Pena, 1270, Centro.
  • Juiz de Fora – Oscar Vidal, 151 a 153 – Centro.
  • Poços de Caldas - rua Prefeito Chagas, 221 – Piso Superior – Centro.
  • Uberaba – Praça Henrique Von Krugger, 33, Centro.
  • Uberlândia - av. Getúlio Vargas, 299 – Centro.

 

 

 

Descrição: cid:379474417@27052014-0483

Descrição: cid:379474417@27052014-0483

 

Assessoria de Comunicação - Diretoria Regional de Minas Gerais
Telefones: (31) 3249-2116

Celular: (31) 8674-3969 

E-mail:  mgascom@correios.com.br 

Site dos Correios | Blog dos Correios | Facebook


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »