15/06/2015 às 14h23min - Atualizada em 15/06/2015 às 14h23min

Leopoldina teve 34 notificações de dengue com apenas 9 casos confirmados

O Estado de Minas Gerais é o segundo no país com maior notificação de casos:120.418

Luiz Otávio Meneghite
Mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios.

Várias cidades da região estão com casos confirmados que ultrapassam os 300 por cem mil habitantes, configurado como epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os municípios mais afetados são Além Paraíba, Chácara, Lima Duarte, Miradouro, Palma, Rio Pomba e Rochedo de Minas. Já as cidades de Guarani e Matias Barbosa se encontram em condição de alerta. Em Juiz de Fora, maior cidade da região, a situação também é alarmante. Só até abril, foram quase 700 casos confirmados. Com relação às notificações, são 1.893 até agora.

Em Leopoldina, segundo o Setor de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, até a semana passada haviam sido notificados 34 casos dos quais 22 foram descartados e apenas 9 casos foram confirmados, sendo 1 deles importado, ou seja, notificado em paciente vindo de outra cidade e 8 autóctones, ou seja, que é natural de Leopoldina. De acordo com informação obtida pelo jornal Leopoldinense, faltam chegar 3 resultados enviados para o Laboratório Macrorregional de Juiz de Fora.

O Estado de Minas Gerais é o segundo no país com maior notificação de casos (120.418), ficando atrás somente de São Paulo (495.766). Destas notificações, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas havia confirmado 49.208 no último boletim, divulgado no dia 5 de junho. Já foram 24 óbitos, sendo um em Viçosa no dia 4 de março. No país, 378 pessoas morreram em decorrência da doença. A SES informou que realiza ações de mobilização nos municípios com altos índices de infestação, por meio de uma força-tarefa, como o que está ocorrendo em Juiz de Fora, com a aplicação do fumacê em cerca de 40 bairros definidos por meio de mapeamento das áreas com maiores focos. “É de fundamental importância a participação da população no controle da dengue. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios”, diz a nota da SES.

A SES-MG-Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa que desde o início do mês de junho de 2015 está utilizando uma nova metodologia de divulgação dos casos, que engloba também os casos suspeitos. Esta metodologia é a mesma utilizada pelo Ministério da Saúde.A Coordenadora de Programa de Controle da dengue, Geane Andrade, esclarece que os dados divulgados a cada semana não refletem o número de novos casos no período de sete dias, mas englobam os resultados de exames realizados ao longo de várias semanas.

A partir de agora, a SES-MG está seguindo a mesma metodologia de divulgação dos dados de dengue, que é adotada pelo Ministério da Saúde.  “Agora, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) passa a divulgar no seu boletim periódico os dados de casos confirmados e casos suspeitos da doença no estado. Os casos suspeitos são aqueles que aguardam resultados de exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico. Os casos confirmados já passaram por todo o processo de investigação. Outra alteração que também segue a metodologia do MS é a inserção das informações de casos graves a partir de 2014, logo após a mudança na classificação da doença, orientada pelo órgão federal depois de revisada pela Organização Mundial de Saúde”, explica Geane.

(Fontes de informação: Secretaria de Estado de Saúde e Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »