06/08/2015 às 16h46min - Atualizada em 06/08/2015 às 16h46min

Prefeitura ainda precisa contratar dois médicos para Saúde da Família e abre novo edital

Vagas são para Unidades Básicas de Saúde da 5ª Residência e Bela Vista II e o salário com gratificações é de R$7.427,00 para 40 horas semanais.

Luiz Otávio Meneghite
Os médicos cubanos Lázara Milagros Velasco Gomes, Marlene Muniz Tamaio e Oleski Savala, atuam com sucesso em Leopoldina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina abriu prazo para receber inscrições em Processo Seletivo Simplificado com o objetivo de contratar 2 médicos para atender ao Programa Estratégia de Saúde da Família PSF I Quinta Residência,  PSF V Bela Vista II, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, dispensado o concurso público.

O prazo de inscrições vai de 7 a 31 de agosto. A publicação do edital ocorreu na edição nº 1554, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, desta quinta-feira, 6 de agosto, com as assinaturas do prefeito José Roberto de Oliveira e da secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama.

As inscrições serão recebidas no horário de 07:00 às 16:00 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina localizada na avenida Getulio Vargas nº 61. Será exigida dos candidatos à seleção, para fins de inscrição, a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos: Documento de Identidade com foto,  CPF, Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, Quitação com a obrigação militar (masculino), Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação e Currículo. 

A carga horária é de 40 horas semanais com salário+adicional de extensão de jornada+gratificação por dedicação ao PSF que perfazem o total de R$7.427,00.

Porque está difícil encontrar médicos para Saúde da Família

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama, disse ao jornal Leopoldinense que os editais para admissão de novos médicos tem sido abertos sucessivamente desde a saída do primeiro há quase seis meses, que é o da 5ª Residência e não aparecem candidatos. Segundo ela, “isso não é uma peculiaridade de Leopoldina. É pelo fato dos médicos estarem sendo cobrados, via justiça, por terem vários vínculos públicos e por isso não terem condições de cumprirem a carga horária de 40 horas semanais”, revela. De acordo com Lúcia Gama, isso está ocorrendo nas 94 cidades da macrorregião a que Leopoldina pertence e continuamos tentando preencher as lacunas: “também já apelamos para cartazes nas faculdades de medicina e agradecemos, imensamente, qualquer ajuda para conseguir médico para atuar na Saúde da Família em Leopoldina. Tomara apareçam!”, exclama.

A secretária diz que “o atendimento médicos vai reinício nas Unidades dos bairros São Cristóvão e Três Cruzes, porque  apareceram duas médicas. Infelizmente, o Bela Vista II foi o último a perder e ainda não apareceu candidato até o momento para lá”. Independente dos PSF’s que estão sem médicos, o PAM da Benedito Valadares  e a UBS do bairro de Fátima continuam funcionando normalmente. Nada impede de qualquer pessoa consultar nesses locais. Veja bem, consultar. Nenhum médico é obrigado a trocar receita e ou exame de outro, porque isso é  norma do CRM”, explica Lúcia

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »