10/08/2015 às 08h58min - Atualizada em 10/08/2015 às 08h58min

Programação de shows do Festival de Viola de Piacatuba apresenta o melhor da viola caipira

Shows, bares, restaurantes, artesanatos, oficinas e teatro também movimentarão Piacatuba, que oferece aos turistas uma gastronomia diversificada.

Fernanda Espíndola
Milton Edilberto é considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil.

Mais um Festival de Viola de Gastronomia de Piacatuba vem aí para a alegria dos  apaixonados pela música de raiz e pelas delícias da cozinha mineira. O evento, que em 2015 entra em sua 13ª edição, é produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga e tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Energisa, com apoio da Fundação Ormeo Botelho, Câmara e Prefeitura Municipal de Leopoldina, e acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro, na bucólica Piacatuba, distrito de Leopoldina localizado no coração da Zona da Mata e a 322 km de Belo Horizonte.

O violinista Jaime Além sempre foi associado à Maria Bethânia.

Priorizando sempre a tradicional viola caipira, a programação de shows traz ao palco alguns dos maiores violeiros do país, com destaque para os renomados Miltinho Edilberto e Jaime Além. Com agenda que se divide entre o Brasil e a Europa, o compositor Miltinho Edilberto já foi gravado por estrelas como Maria Bethania, Maria Gadú e Sérgio Reis e possui composições utilizadas em trilhas de programas da Rede Globo como a Novela "O Clone", "Globo Reporter", "Fantástico", "Mais Você" e " Amor e Sexo.

Músico, produtor, pesquisador de Cultura Popular, compositor premiado em vários Festivais, Milton Edilberto é considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil e foi um dos criadores do movimento batizado de "Forró Universitário".  Desde a tradicional Viola Caipira, que o consagrou como um dos principais instrumentistas do gênero, até o Forró Pé- de-Serra, passando por Oficinas e apresentações sobre Folclore Brasileiro, Miltinho vem resgatando e preservando nossas raízes através de documentários, WorkShows e produções fonográficas.

Já o nome do violinista Jaime Além sempre foi associado à Maria Bethânia. O que se justifica amplamente, já que há 30 anos ele é arranjador, produtor e diretor dos espetáculos da baiana. No rico e efervescente caldeirão sonoro de Jaime Além, convivem em harmonia plena e de forma conceitual: baiões, modas de viola, chula, canções, baladas, intrínsecos diálogos com os universos musicais de Villa Lobos e do Clube da Esquina. Para o cinema, o violeiro se destacou com trilha sonora de 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, um dos maiores sucessos de público da chamada retomada do cinema brasileiro, que conta a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo & Luciano, além de Mutum, de Sandra Kogut, adaptação de Campo geral, de Guimarães Rosa.

Shows, bares, restaurantes, artesanatos, oficinas e teatro também movimentarão Piacatuba, que oferece aos turistas uma gastronomia diversificada, com receitas que misturam ingredientes comuns e requintados, criando pratos que agradam a diversos paladares, sem se esquecer, é claro, da tradicional comida Mineira.

Veja a Programação Completa

 Dia 8 de outubro- quinta-feira

Abertura- 20h -Cortejo Chiquinho e Ramon Rozado com os violeiros concorrentes da Etapa Regional 

21h-  Festival de Viola Etapa Regional 

22h30- Ricardo Vignini

Dia 9 de outubro- sexta-feira

20h- Cortejo Chiquinho e Ramon Rozado com os violeiros concorrentes Etapa Nacional

21h- Festival de Viola Etapa Nacional   

21h30- Cordas Cariocas

23h- Renato Caetano  

Dia 10 de outubro- sábado

21h – Arnaldo Freitas

22h- Jaime Além 

23h- Viola de Nois

Dia  11 de outubro- domingo

20h- Orquestra de Violeiros  Terra da Uva                  

21h30- Tavinho Limma  

23h30 – Miltinho Edilberto 

Dia 12 de outubro- Segunda-feira

9h- Missa  Matriz N.S. da Piedade

14h- Teatro Infantil:Grupo Pera

15h30 – Apresentação da Oficina de Percussão Feliz quem Toca

 Mais informações:

Fernanda Espíndola- Assessoria de Imprensa do Festival

(32) 8848-2957

[email protected]

www.festivaldepiacatuba.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »