14/08/2015 às 09h56min - Atualizada em 14/08/2015 às 09h56min

Assinado o contrato para reforma e ampliação ‘Grupo Velho’

De acordo com o ato oficial, a ampliação deverá durar dois meses e a reforma quatro meses e custará aos cofres municipais R$383.268,70.

Luiz Otávio Meneghite
O prédio na Praça Francisco Pinheiro Corrêa de Lacerda, ficou pronto em 1924

A  Escola Municipal Ribeiro Junqueira, também conhecida como ‘Grupo Velho’, por ser um dos mais antigos estabelecimentos de ensino de Leopoldina, vai ser ampliado e passar por uma reforma nos próximos quatro meses.

Vencidas todas as etapas burocráticas estabelecidas na Lei de Licitações, a Tomada de Preços iniciada no dia 18 de maio com a publicação do edital no Diário Oficial dos Municípios Mineiros e a escolha da empresa no dia 2 de junho, feita pela Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Leopoldina a pedido da Secretaria Municipal de Educação, finalmente, foi assinado no dia 7 de agosto, o contrato entre o Município de Leopoldina e a Construtora Redentor de Pirapetinga Ltda.

De acordo com o ato oficial, a ampliação deverá durar dois meses e a reforma quatro meses e custará aos cofres municipais R$383.268,70. O contrato foi publicado nesta quinta-feira, 13 de agosto, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros com as assinaturas do prefeito José Roberto de Oliveira e do diretor da empresa, José Márcio da Silva Lima.

‘Grupo Velho’, a origem

A escola foi criada em 14 de outubro de 1907, através do Decreto nº 2.112 do Governador de Minas Gerais, João Pinheiro da Silva, recebendo o nome de “Grupo Escolar de Leopoldina”. O grupo foi inaugurado em 9 de março de 1908, em um prédio situado no encontro das Ruas Tiradentes e 7 de Setembro na atual Praça Gama Cerqueira. Este edifício foi demolido.

A escola funcionou também na Rua Lucas Augusto, onde hoje funciona o Clube Leopoldina e o Colégio Equipe, passando mais tarde para o prédio atual, na Praça Francisco Pinheiro Corrêa de Lacerda que ficou pronto em 1924. No novo prédio, a escola passou a se chamar ‘Grupo Escolar Ribeiro Junqueira’, em homenagem ao Dr. José Monteiro Ribeiro Junqueira, que vendeu o terreno à Prefeitura, conforme escritura datada de 30 de dezembro de 1922.

Lançamento da Pedra Fundamental do novo prédio do Grupo Escolar de Leopoldina (Atual E.E. Ribeiro Junqueira) em terreno vendido à prefeitura por Dr. José Ribeiro Junqueira em 30/12/1922. Criado em 14/01/1907, pelo decreto nº 2112 do governador João Pinheiro. Inaugurado em 09/03 de 1908, Funcionava na esquina das ruas Tiradentes e Sete de Setembro. Da Esq/dir: Prof. José Botelho Reis, Cel. Olivier Fajardo de Paiva Campos, Dr. Guimarães, Dr. Custódio Junqueira, atrás João Reiff, à direita à frente, Luiz Olímpio. O prédio atual foi inaugurado em 1924.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »