20/08/2015 às 19h47min - Atualizada em 20/08/2015 às 19h47min

Prefeitura intensificará a coleta seletiva em Ubá

Assessoria de Comunicação da PMU
Todo os cidadãos ubaenses poderão participar, bastando que entreguem nos locais de coletas, 10 unidades de garrafas pet, latas ou embalagens para receber um cupon para o sorteio e para cada litro de óleo de cozinha usado entregue, os participantes receber

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana lançou, no dia 17 de Agosto, uma nova modalidade para a continuidade do processo de  coleta seletiva em Ubá. A reunião de lançamento aconteceu na sede da Secretaria, localizada no bairro Eldorado, e contou com a presença de representantes da Associação do Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Ubá, RECICLAU, Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região, ADUBAR, Polícia Ambiental, Instituto Estadual de Florestas, IEF, escolas da rede municipal, estadual e particular, ECP Engenharia, dentre outros.

Aldeir Ferraz, Secretário do Ambiente e Mobilidade Urbana explicou: “para intensificarmos a coleta seletiva em Ubá e para levarmos à sociedade ubaense a mensagem sobre a necessidade de adoção de uma cultura de coleta seletiva e reciclagem, a Secretaria do Ambiente optou pelo lançamento de uma gincana com premiação em dinheiro e em utilitários diversos para os participantes.”  Aldeir explicou também que todo cidadão ubaense poderá participar, bastando que entregue nos locais de coletas, 10 unidades de garrafas pet, latas ou embalagens para receber um cupon para o sorteio e para cada litro de óleo de cozinha usado entregue, o participante receberá dois cupons. O sorteio acontecerá no dia 5 de Dezembro, às 10 horas, na Praça São Januário, em frente à Prefeitura.

Aldeir falou ainda, sobre a criação de uma rede de catadores autônomos que já atua na cidade que, a partir deste mês, também estarão integrados e receberão apoio da Secretaria do Ambiente para que também contribuam com a intensificação da coleta seletiva e melhorem seus ganhos pelo trabalho que desenvolvem    

A Secretaria do Ambiente e Mobilidade Urbana tem a apoio e a parceria da ECP Engenharia e de outras empresas nesta campanha e divulgará, na próxima semana, o calendário com os endereços de pontos para as coletas que acontecerão em toda a cidade, entre Agosto a Dezembro de 2015.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria do Ambiente e Mobilidade Urbana, localizada na Rua Alvimar Miquelito 430, no bairro Eldorado.

Fazendo do Lixo  a Construção da Cidadania

Desde que encerrou as atividades do lixão em Ubá, A Prefeitura iniciou um grande processo de mudança de cultura em relação ao lixo que produzimos lançando a coleta seletiva na cidade.

Desde então campanhas e ações de coleta seletiva tem sido feitas com intuito de cuidar do meio ambiente e levar geração de renda a diversos catadores, principalmente os membros da RECICLAU que são beneficiados com aluguel de um galpão próximo ao Bahamas, bem como o custeio de água, luz e apoio de assessoria para auxiliá-los em seus negócios.

Este apoio continua e a Prefeitura vai avançar ainda mais, criando a Rede de Catadores que é uma ação de busca ativa aos diversos catadores anônimos que temos em nossa cidade com intuito de apoiá-los em suas atividades na busca de uma renda para o próprio sustento.

Também serão realizadas campanhas nas escolas e bairros para que a nossa população possa participar ativamente separando o seu lixo e sendo premiada por esta atitude.

Diversos containers de coleta seletiva estão espalhados por diversas ruas, para que os ubaenses coloquem neles o material a ser reciclado e assim, a rede de catadores de nossa cidade possa  recolhê-los

A Coleta Seletiva vai avançar ainda mais com a participação de cada um de nós, pois o lixo é uma responsabilidade individual  com uma destinação correta que tem que ser coletiva. Desta forma estamos criando mecanismos de participação para todos contribuírem e vamos exercer nossa cidadania, reciclando e apoiando os catadores que estão todos os dias nas nossas ruas. (Aldeir Ferraz).

Separar papéis, papelão, garrafas pet, embalagens plásticas, latas e outros recicláveis, despolui o meio ambiente e gera renda para a Associação dos Catadores RECICLAU e para os catadores que integram a rede dos catadores ubaenses.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »