27/08/2015 às 19h55min - Atualizada em 27/08/2015 às 19h55min

Novos tempos para a cultura ubaense

Durante o encontro com os artistas ubaenses o Prefeito Vadinho anunciou a disponibilização de R$ 300 mil para investir nos projetos culturais em 2016. ​

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Lazer, promoveu dia 25/08, no Salão de reuniões da Prefeitura um encontro com representantes de diversos segmentos culturais, com o intuito de dar início aos procedimentos de inclusão do município no Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a criação do Sistema Municipal de Cultura         ( SMC).

O evento contou  com as presenças do Secretário de Cultura de Cataguases,  Zeca Junqueira,  do presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cataguases , José Otônio Pacífico e da Secretária Executiva , Vilmara Alves, e do Professor  Marcos Olender, membro fundador (e ainda atuante) do Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora. Os convidados  vieram compartilhar com os gestores e artistas ubaenses as suas experiências junto aos Conselhos Municipais de seus respectivos municípios em relação a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura e inclusão no Sistema Nacional de Cultura.

O Prefeito Vadinho Baião e o Secretário Municipal da Cultura, Turismo e Lazer, Paulo Lanna, acolheram os convidados e os agentes culturais. Na oportunidade, o Prefeito expôs que o encontro foi uma idéia que surgiu durante a  reunião que ele realizou com líderes culturais, no futuro Espaço Cultural, o antigo Fórum. Agradeceu a presença de todos, em especial, os convidados das cidades de Cataguases e Juiz de Fora, que vierem compartilhar as suas experiências.  Ressaltou que é muito importante aprender com as experiências que já funcionam. O Prefeito destacou também que o encontro era de trabalho e que seria muito importante já sair dali sabendo quais são os próximos passos para criar o Conselho Municipal de Cultura e  o Fundo Municipal de Cultura. Informou  que a Prefeitura disponibilizará R$ 300 mil no Orçamento de 2016 para serem investidos   nos projetos culturais.  

No final do encontro foi constituída uma Comissão de Trabalho, que elaborará o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura, que inclui entre outros elementos a criação do Conselho, do Fundo e da elaboração do Plano Municipal de Cultura.

 

O Prefeito Vadinho Baião, o Secretário Municipal da Cultura, Paulo Lana e  o Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Cultura, Bráulio Hilário, recepcionam os convidados para o encontro com os artistas ubaenses:Secretário de Cultura de Cataguases, Zeca Junqueira, do presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cataguases , José Otônio Pacífico e da Secretária Executiva, Vilmara Alves, e o Professor  Marcos Olender, membro fundador do Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »