16/09/2015 às 15h53min - Atualizada em 16/09/2015 às 15h53min

Semar investe em moderna sede e amplia serviços de assessoria empresarial.

Insfraestrutura de ponta e know how em assessoria contábil torna o escritório um dos mais complexos da região.

A Semar Assessoria Contábil inaugurou oficialmente a sua nova sede em Leopoldina. O evento ocorreu na manhã do dia 29 de agosto.

O empresário Pedro Augusto Machado Monteiro, sua mãe Marlucia Machado Monteiro, funcionários e demais familiares recepcionaram autoridades, clientes, fornecedores, amigos e parceiros do empreendimento que agora está com uma sede própria.

O imóvel tem aproximadamente 300m2 é o dobro do tamanho da antiga sede e fica localizado na Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1046 - Ventania, ao lado da Energisa.

Esteve presente no evento o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, vereador Ivan Martins Nogueira, além de empresários da região que prestigiaram a inauguração de um dos mais modernos e bem equipados escritórios de contabilidade da Zona da Mata.

Na inauguração, o Monsenhor Antônio Chamel fez uma benção ao novo local de trabalho, borrifando água benta em todos os cômodos da empresa. Em sequência foi apresentada toda a trajetória da empresa, que iniciou suas atividades em 1973 e hoje emprega 32 funcionários.

Em seu discurso, Pedro Augusto disse que aquele momento era muito importante em sua vida e na de sua mãe, que o apoiou durante toda a sua trajetória como contador. Ele destacou ainda os colaboradores que trabalharam na empresa e os que atualmente fazem parte de sua equipe.

Pedro fez questão de agradecer a todos os clientes e citou exemplos de empreendimentos que assessora desde quando iniciou as atividades. “Vimos empresas nascerem em um espaço de 8m2 e que hoje desenvolveram um grande parque industrial” disse Pedro Augusto se referindo a Trama Empresa Gráfica.

Ele completou dizendo que é difícil enumerar todos os clientes e colaboradores, mas destacou algumas empresas que assessora durante longas datas como é o caso do Supermercado Seminário, CRE-Engenharia, entre outras como Apa Confecções S/A e o Grupo Sol e Neve. “Tratamos todos os nossos clientes de forma igual, seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte”, frisou o empresário.

Após uma série de homenagens, um coquetel foi servido aos convidados, que conheceram os novos setores da empresa.

 

Homenagens

  O empresário Pedro Augusto Machado Monteiro foi homenageado pela Prosoft, empresa líder nacional no segmento de desenvolvimento de software para empresas e escritórios de contabilidade. Na ocasião, estiveram representando a Prosoft, Janderson e Luana, que entregaram uma placa ao empresário celebrando os 20 anos de parceria com a Semar Assessoria Contábil e pelos seus 42 anos de prestação de serviços.
Outra homenagem que emocionou a todos foi à singela carta lida por Madalena, amiga da família que cuidou de Pedro ainda quando ele era criança. O homenageado também destacou pessoas importantes em sua vida como a esposa Ana Clara, que recebeu um buquê de flores e a sua mãe, Marlucia Machado Monteiro, que foi surpreendida com uma homenagem, tendo sua foto e uma carta escrita com belas palavras de Pedro Augusto que foram afixadas num quadro no salão de reuniões e treinamentos, que ganhou o seu nome.  

“A minha mãe é muito importante em minha vida e de tantas outras pessoas que convivem com ela. É minha companheira dos momentos de dificuldade e de crescimento profissional. Ela tem coragem de ultrapassar os obstáculos que a vida nos impõe. É uma guerreira!” comentou Pedro.

 

Quem é Marlucia Machado Monteiro?

  Natural de Ribeiro Junqueira, Marlucia Machado Monteiro começou a trabalhar ainda criança. Morava no distrito de Vista Alegre, em Cataguases/MG e foi acometida por uma fatalidade, onde perdeu um de seus braços enquanto trabalhava com o seu pai. Um momento de muita tristeza para toda a família, mas nem por isso sua vida se esmoreceu, pois reaprendeu os movimentos, vencendo preconceitos e o desafio imposto de seguir a vida com garra e coragem.

Veio para Leopoldina ainda adolescente, onde morou com os tios e cuidou de seus primos em troca de moradia. Estudou no Gymnasio Leopoldinense, onde caminhava um bom percurso todos os dias em busca de conhecimentos. Ingressou no CNEC – Conselho Nacional de Escolas da Comunidade e concluiu o curso técnico de contabilidade onde tornou realidade o sonho de ser contadora.

Casou-se com o mecânico Sebastião Magdaleno Monteiro, que trabalhava na concessionária da Gomes Benini (Willys), no bairro Caiçaras, em Leopoldina.

Foi contadora da Prefeitura Municipal de Leopoldina. Em 1973, criou a SEMAR Contabilidade. O nome SEMAR é proveniente da junção dos nomes: Sebastião e Marlúcia.

Em 1994 Pedro, ainda jovem acabara de se formar em Contabilidade pela Faculdade Machado Sobrinho, trouxe fôlego, novidades e muita inovação para a empresa.

A união proporcionou muitos avanços para o empreendimento, pois além da experiência de Marlucia, unindo ao talento de Pedro Augusto, a Semar Assessoria Contábil deslanchou e hoje é considerada um dos maiores escritórios de contabilidade da região.

 

Estrutura de ponta e projetos inovadores é uma aposta da empresa

 

O imóvel adquirido pela empresa tem o dobro de espaço da antiga sede que tinha apenas 150m2 e era alugada. A sede atual passou por uma reforma de aproximadamente 8 meses e foi adaptada para abrigar os diversos setores da empresa, que passam por transformações para encarar a nova realidade da contabilidade.

O crescimento desordenado preocupava o empresário, que buscou mudar e inovar em todos os processos.

 O escritório contratou a consultora Andrea Massari, responsável pela implantação do MEG – Método de Excelência em Gestão, que tem feito bastante diferença na empresa. “Todas essas mudanças ainda não aparecem como um todo em nossos processos, mas em um curto espaço de tempo refletirá em nossos clientes com real intensidade”, afirmou o empresário Pedro Augusto.

A tecnologia da informação é um dos investimentos priorizados pela empresa, que ao longo dos anos trabalha com os melhores softwares e servidores para o processamento de informações. “Poucas empresas possuem uma configuração de rede como a nossa”, disse Pedro Augusto elogiando os empresários Eduardo e Isaac, da Copy Service, responsáveis pelo desenvolvimento e execução do projeto na área de tecnologia da informação da Semar. “O que temos de mais importante não nos pertence, que é a informação dos nossos clientes, devido a isso tamanho investimento”  

Outro projeto destacado pelo empresário foi a implantação de um sistema de gestão da informação digital, denominado Office2CRM, responsável pelo relacionamento seguro entre o escritório de contabilidade e seus clientes. A tecnologia, usabilidade e segurança disponíveis nesse serviço garantem redução de custos, eliminação de retrabalho, rapidez na execução de serviços e disponibilização de informações aos clientes em tempo real.

Com uma estrutura moderna e divisão ordenada, o escritório contábil criou novos departamentos que vão dar mais agilidade e eficiência nos procedimentos, diferencial que está atraindo diversas empresas de vários segmentos.

Foi criada uma área exclusiva para o atendimento do cliente, isolando o setor de produção com a finalidade da melhoria na qualidade do atendimento.  O departamento de recepção facilitou o primeiro atendimento, sendo o cliente ou fornecedor direcionado ao setor correspondente.

Para posicionar a empresa em um novo momento tributário e fiscal, foi criado o departamento de auditoria digital para análise das informações que são enviadas para o fisco estadual e federal, auditando os procedimentos fiscais e contábeis dos clientes, que ainda terá à disposição uma ferramenta de busca de nota fiscal eletrônica direto do site da Receita Federal. Foi criado também um grupo de colaboradores para fazer a auditoria interna da Semar.

Outro departamento considerado estratégico para a empresa é o de arquivo e expedição, onde todo o fluxo de documentos passou a ser monitorado e devidamente protocolado tanto da parte do cliente como o funcionário que for utilizá-lo.

A sala de reuniões e treinamentos possui uma mesa totalmente integrada com os usuários e serão utilizadas também com os colaboradores, clientes em diversas situações como cursos e treinamentos em parcerias com entidades como o SENAC.

Outro amplo espaço criado foi o de convivência, onde os funcionários se reúnem para refeições.

O processo de digitalização de documentos é realidade na Semar. Através do sistema GED – Gerenciador Eletrônico de documentos os quais ficam armazenados em Datacenter seguro em São Paulo.

Pedro Augusto encerrando sua fala disse aos presentes que “a - SEMAR ASSESSORIA CONTÁBIL - sempre será e terá a possibilidade, a vontade, a condição, a grandeza, a qualidade e a segurança de ajudar muitas pessoas a conquistar os seus sonhos!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »