13/10/2015 às 21h58min - Atualizada em 13/10/2015 às 21h58min

Indicação para carregar a tocha olímpica termina nesta quarta-feira (14)

Os escolhidos para erguê-la serão anunciados em fevereiro. A tocha irá passar por mais de 300 cidades, entre elas Leopoldina e pernoitará em 82 destinos

O prefeito José Roberto junto a outros prefeitos anfitriões da Tocha Olímpica

Os Jogos Olímpicos de 2016 serão sediados no Rio de Janeiro e as partidas de futebol serão realizadas em outras cinco cidades – Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. Entretanto, o governo federal defende que a principal competição do planeta é de todos os brasileiros. Uma das ações para interiorizar os Jogos está no revezamento da tocha olímpica, que passará por todos os estados do país, além do Distrito Federal.

 

Mas quem quiser indicar alguém para carregar a pira, tem que correr. O prazo para a indicação vai até esta quarta-feira (14.10). A indicação deverá ser acompanhada de um texto sobre o concorrente, além de uma foto ou um vídeo. As histórias serão avaliadas por uma comissão formada pelo patrocinador oficial e pelo Comitê Rio-2016. Os escolhidos a conduzirem a tocha serão anunciados em fevereiro do próximo ano. A indicação ocorrerá por meio do site www.bradesco.com.br/tocha.

Prova de que os Jogos serão de todo o Brasil é a quantidade de municípios em que a tocha passará e/ou dormirá. No dia 3 de julho, a presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e outras autoridades destrincharam o percurso em que a tocha percorrerá.

►Othon Valentim Filho -'Feliz e honrado aceitei o convite'.

Aproximadamente 300 municípios, entre eles Leopoldina, receberão a pira olímpica, 12 mil pessoas, entre comuns, autoridades e atletas, a conduzirão e 82 cidades servirão de “hospedagem para a tocha pernoitar”.

Durante o evento, o ministro do Turismo falou sobre a importância do revezamento da tocha. “Os jogos olímpicos são uma oportunidade de ouro não só para o Rio de Janeiro, mas para o Brasil, de se promover como destino turístico para os brasileiros e no mercado internacional”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

 

Reuniões técnicas

Políticos e órgãos importantes de diversas cidades que receberão a tocha já começaram a promover discussões técnicas com o intuito de proporcionar segurança, tranquilidade no tráfego, ou seja fazer com o que o evento do revezamento da tocha já comece a deixar um legado de que o país consegue organizar eventos importantes sem deixar nada a desejar. 

 

Momento histórico

A tocha olímpica será acesa em maio de 2016 em Olympia, na Grécia, dando continuidade a uma história de 2.900 anos e chegará ao Maracanã em 5 de agosto. Os Jogos Olímpicos de Amsterdã 1928 foram os primeiros a terem a tocha olímpica na Era Moderna. O revezamento do fogo teve início em 1936 na edição de Berlim da competição.

Leopoldina está entre as 40 cidades mineiras que revezarão a tocha olímpica

Foi divulgada na sexta-feira, 3 de julho, no auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília, a lista das cidades que receberão o tour da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dela consta o nome de Leopoldina. O prefeito José Roberto de Oliveira foi convidado e participou da cerimônia, uma vez que o símbolo que transporta a chama e o espírito olímpico passará por 40 cidades de Minas Gerais, entre elas Leopoldina.

O revezamento passará ao todo por 300 cidades. Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.

Data marcada

A jornada começa em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha – o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia. Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas sem que o fogo se apague.

Segundo o prefeito José Roberto de Oliveira, uma equipe precursora do Exército Brasileiro veio a Leopoldina para inspecionar e definir o trajeto que a tocha percorrerá na cidade, que será no mínimo de 200 metros. O prefeito convidou o atleta leopoldinense Othon Valentim para cumprir o percurso. O ex-jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira, aceitou o convite. Se for acima dessa distância haverá outro condutor e assim sucessivamente a cada 200 metros.

A data em que a tocha irá desembarcar em Brasília para dar início a seu trajeto pelo país ainda será definida, mas o revezamento tem dia exato para terminar: 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã.

Tocha Olímpica

Na maior parte, as lendas dos povos antigos afirmam que o fogo foi enviado dos céus como dádiva divina. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo dos deuses no monte Olimpo e deu-o aos humanos. O fogo era tão importante, que em algumas sociedades mantinha-se acesa uma chama perpétua. Na Grécia, muitas casas tinham uma lareira sagrada, que representava a vida ou o espírito das pessoas.

Durante os primeiros Jogos Olímpicos, em 776 a.C., realizou-se o sacrifício de cem bois a Zeus, e um sacerdote ficou postado na extremidade do estádio, segurando uma tocha. Os atletas correram até a extremidade do estádio em direção ao sacerdote, e o vencedor teve o privilégio de apanhar a tocha e acender o fogo do altar para os sacrifícios. A chama queimou simbolicamente durante os jogos em honra a este sacrifício oferecido a Zeus.

Os jogos Olímpicos originais destinavam-se a atiçar as chamas da adoração. Surgiram como festividades religiosas em honra a Zeus, supremo entre os deuses do Olimpo. Tais jogos foram realizados a cada quatro anos de 776 a.C. à 394 d.C., quando o "cristianizado" imperador romano Teodósio "decretou que as festividades pagãs deviam cessar". A Grécia, que na época fazia parte do Império Romano, obedeceu.

Tão irrevogável foi tal decreto romano, que no decorrer dos séculos o local original dos jogos olímpicos ficou perdido e permaneceu desconhecido até o século XIX. Daí sua redescoberta deu origem ao desejo de reavivar a tradição olímpica, de modo que em 1896 foram realizados os "Primeiros Jogos Olímpicos Modernos" pelo Barão francês Pierre de Cobertin, sendo a Primeira Olimpíada Moderna em Atenas.

Desde então, todas as Olimpíadas começam com o acendimento da tocha, e terminam quando é apagada a tocha.Toda cerimônia de abertura começa a ser falada em francês e depois a língua do país. Essa é mais uma homenagem ao francês Pierre.

Fontes: Petronilo Oliveira, da Agência de Notícias do Ministério do Turismo e Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »