23/12/2015 às 08h43min - Atualizada em 23/12/2015 às 08h43min

Prefeitura apóia grupos de Folia de Reis de Leopoldina

Apoio concedido consiste em cessão de transporte para os locais de apresentação

Wendel Nogueira
Em Leopoldina existem cerca de 7 grupos de Folia de Reis
A Secretária Municipal de Cultura Jussara de Almeida Thomáz informou que a Prefeitura de Leopoldina vai apoiar 07 grupos de Folia em suas apresentações no município e região.

Folia de Reis Anjo Rafael, Folia de Reis Anjo Gabriel, Grupo Folclórico Estrela do Oriente, Folia de Reis Família Gomes, Folia de Reis Três Irmãos Estrela do Oriente e Folia de Reis Lua Clara são que solicitaram apoio na realização de suas apresentações.

Jussara explicou que é prioridade de sua gestão apoiar e fomentar as tradições culturais do município e lembra que as Folias são produtos culturais típicos de nossa região que devem ser preservados e salvaguardados.

O apoio concedido consiste em cessão de transporte para as comunidades rurais, bairros  e cidades da região como no caso de Recreio que vai oferecer um Encontro de Folias entre os dias 01 a 03 de janeiro.

A Superintendente de Cultura, Amanda de Oliveira, intermediou com as folias o calendário dos eventos programados para a participação em diversos eventos e apresentações no Município e região. “É importante preservar essa manifestação popular, que emociona e mostra a religiosidade e a cultura afrodescendente”, salientou.

Tradição

No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Folia de Reis

A Folia de Reis, derivada dos festejos realizados às vésperas e no Dia dos Reis Magos, surgiu na Espanha, no início do século XIII e de lá foi para Portugal. Foram os portugueses que, no século XIX, a trouxeram para o Brasil. Enquanto na Europa as folias tinham a finalidade de divertir a população, aqui elas ganharam o caráter religioso, tornando-se uma das principais peças do nosso folclore.

Na Europa, o antigo calendário fixou a celebração do Natal em  6 de janeiro e, posteriormente, em 25 de dezembro. No entanto, a antiga data preservou a sua importância e foi tradicionalmente ocupada pelos festejos do Dia dos Reis, evocando a visita que os reis magos fizeram ao Menino Jesus, encontrado sob a indicação da  estrela que brilhava, anunciando o nascimento de um Rei. 

Narra o texto bíblico que naquela ocasião, depois da longa procura pelo Menino, os viajantes do oriente o encontraram com a sua mãe. Diante Dele, em adoração, abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Conta a tradição que três reis e magos vieram do oriente longínquo, seguindo a estrela que anunciava o nascimento.

Com informações da Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »