23/12/2015 às 08h49min - Atualizada em 23/12/2015 às 08h49min

Clientes bancários ficarão protegidos por painel opaco durante operação nos caixas

O objetivo, de acordo com o vereador Diego Sávio, autor da proposta, é impedir a visualização das pessoas que estão sendo atendidas nos caixas.

Luiz Otávio Meneghite
O painel vai proteger os clientes das 'saidinhas de banco'
O prefeito José Roberto de Oliveira sancionou lei de autoria do vereador Diego Sávio, que obriga as agências bancárias em funcionamento no município de Leopoldina a instalarem um painel de material opaco, com no mínimo 2,00m (dois metros) de altura, entre o caixa e o espaço reservado para a fila de espera. O objetivo, de acordo com o legislador, é impedir a visualização das pessoas que estão sendo atendidas nos caixas. 

Segundo a lei aprovada pela Câmara Municipal de Leopoldina, as agências bancárias e as instituições financeiras localizadas no Município manterão em funcionamento painel eletrônico que indique o caixa disponível para o atendimento das pessoas que estão na fila de espera.

A medida vai dificultar a ação de assaltantes que, disfarçados de clientes, ficam como olheiros dentro das agências para observar quem realiza saque de quantia alta em dinheiro. Os bandidos avisam comparsas que esperam do lado de fora do banco, para seguir as vítimas, geralmente de moto, e assaltá-las. A medida evitará ainda outros tipos de golpe contra a população, além de garantir mais privacidade.

A lei estabelece o prazo de 90 dias, contado da data de publicação desta Lei, para o sistema começar a funcionar. Como a lei foi publicada na edição nº 1649, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, em 22 de dezembro de 2015 a exigência passará a a valer a partir do dia 10 de março de 2016.

O descumprimento da Lei sujeita o infrator a multa diária no valor de 1000 UFL (Mil Unidades Fiscais de Leopoldina).

Fonte de informações: Edição 1649, de 22/12/2015, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »