26/02/2016 às 00h00min - Atualizada em 26/02/2016 às 00h00min

Prefeito autoriza reforma de três quadras poliesportivas em bairros

Quadras estão localizadas na Quinta Residência, no Limoeiro e no São Cristóvão

Luiz Otávio Meneghite
A quadra no bairro Limoeiro é um dos espaços esportivos que serão reformados. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
O prefeito José Roberto de Oliveira determinou à  Comissão Permanente de Licitação, a realização de licitação na modalidade ‘Tomada Preços’  visando a  contratação de empresa especializada, pelo regime de execução indireta, de empreitada a preço global para obra de reforma em três quadras esportivas no município de Leopoldina. O pacote de reformas descrito no edital publicado estabelece que o prazo de execução das obras será de até três meses, conforme planilha orçamentária, cronograma físico – financeiro, memorial técnico descritivo e projeto. O certame está marcado para o dia 16 de março, às 13:00 horas.

Segundo edital publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, em sua edição nº 1694, de sexta-feira, 26 de fevereiro, as quadras estão localizadas na rua Antônio Fernandes Valentim, bairro Quinta Residência, na rua Madre Cândida Maria de Jesus, bairro Limoeiro e na avenida Funchal Garcia, bairro São Cristóvão

Maiores informações estão no Edital à disposição dos interessados, na Prefeitura de Leopoldina, à Praça Professor Botelho Reis, Edifício Athenas, Centro, ou pelo telefone (32) 3449 6283 (Setor de Licitação), no horário de 12:00 às 18:00 horas, nos dias úteis. O edital completo poderá ser solicitado através de e-mail enviado ao endereço eletrônico [email protected]  

Exemplo a ser seguido pelas comunidades

João Gabriel Baia Meneghite

O bairro Vila Miralda conta com um campo society gramado e bem preservado pelos moradores. Construído há 9 anos pelo prefeito José Roberto de Oliveira, o campo Waldir Vieira Couto tem vestiários e toda uma estrutura que está preservada. Ao contrário de muitos outros espaços que estão depredados por falta de manutenção do poder público e principalmente descuido da população, que em alguns casos isolados, depredam e roubam materiais que deveriam beneficiar a coletividade.

Uma ação interessante na Vila Miralda é que o espaço é preservado pelos próprios moradores, que não admitem qualquer ação que vise prejudicar o campo.

Poder público é o único culpado?

A falta de manutenção desses espaços deve ser cobrada ao poder público municipal. Mas será que este é o único responsável?
Em nossos registros fotográficos identificamos que a própria população descarta lixos e entulhos nesses espaços. Em alguns casos, ferros que dão estrutura as grades estão retorcidos porque as pessoas ficam penduradas em locais impróprios; Algumas grades estão com aberturas para facilitar o acesso de "folgados" e preguiçosos que encurtam o caminho do acesso ao local.

O que fazer?
Você já procurou a Associação dos Moradores de Bairro ou o vereador (a) que foi pedir o seu voto para reivindicar, junto ao poder executivo, as precariedades do seu bairro?
A Associação de Moradores eleita pela maioria já fez algum trabalho de conscientização sobre a preservação de um bem coletivo?
A Associação de Moradores fez alguma reivindicação de melhorias para o bairro? 
Representantes do poder público ainda não deram solução ao caso?
Notifiquem os vereadores para cobrar do Poder Executivo!
Você já procurou saber se o Orçamento apresentado pelo Executivo e aprovado pelos vereadores é o suficiente para o setor que tem competência de  implantar as melhorias em seu bairro?
Ou melhor: você sabe o que é um orçamento participativo? O vereador em votou que votou já te explicou sobre isso?
Agora, a prefeitura se movimenta no sentido de reformar três quadras esportivas relacionadas no inicio desta matéria. Quando tempo vão durar? As comunidades beneficiadas podem copiar o exemplo da Vila Miralda e ajudar a tomar conta e preservar. Afinal, a quadra é como se fosse de cada um que nela pratica esportes. Reflitam!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »