04/03/2016 às 10h20min - Atualizada em 04/03/2016 às 10h20min

Prefeitura inaugura obras de reforma da Escola Municipal Ribeiro Junqueira, uma das mais tradicionais de Leopoldina

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. - Fotos: Júlio Cesar Martins e Kalon Moraes.
A Escola Municipal Ribeiro Junqueira, localizada na Praça Francisco Pinheiro de Lacerda em Leopoldina, teve inauguradas no sábado, 27 de fevereiro, as obras de reforma realizadas pela Prefeitura de Leopoldina através da Secretaria Municipal de Obras no centenário imóvel. 
 
Criada em 14 de outubro de 1907 e inaugurada em 9 de março de 1908, portanto há 108 anos em funcionamento no município, anteriormente a E. M. Ribeiro Junqueira era denominada Escola ESTADUAL Ribeiro Junqueira até sua municipalização em 31 de janeiro de 1998. Em 2007 a Escola implantou o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano. Iniciou suas atividades neste nível de ensino com duas turmas de 6º ano e gradativamente estendendo nos anos subsequentes, atualmente conta com 30 turmas de 6º ao 9º ano. No ano de 2014, foi implantado o EJA - Educação de Jovens e Adultos - Anos Finais. 
 
A Escola passou por várias reformas e ampliações, porém, sempre procurando manter as características originais da sua fachada por ser um prédio que pertence ao Patrimônio Cultural. São 19 salas de aula, 01 laboratório de informática, 01 sala para reforço escolar, 01 sala de professores, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 quadra de esportes coberta, 01 secretaria, 01 sala de direção, 01 sala de supervisão e 01 biblioteca. A Escola Municipal Ribeiro Junqueira possui 45 turmas num total de 1.906 alunos em três turnos. Integram seu quadro profissional 01 diretora, 01 vice-diretora, 04 especialistas de educação básica, 72 professores e 20 funcionários de serviços gerais. A Escola está sob a direção das professoras Wilma Portela Machado - Diretora - e Giselle Getino Rocha Zaquini - Vice-Diretora. 



Foto: Júlio César Martins
 
Durante a cerimônia de inauguração, alunos do turno da manhã cantaram uma paródia em homenagem à escola. Em seguida, Gabriel Moraes de Oliveira, aluno do 9º ano, em parceria com o Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, executou duas obras ao piano. 
 
Pronunciamentos
 
Participaram da inauguração o Prefeito José Roberto de Oliveira, a Secretária Municipal de Educação - Regina Lúcia Brito Barbosa de Oliveira, vários secretários municipais e chefes de setores da prefeitura, diretoras de escolas das redes municipal e estadual, funcionários públicos, vereadores, pais de alunos, alunos, representantes de entidades e instituições locais. Foram convidados para os lugares de destaque na quadra coberta da Escola a Diretora da UEMG em Leopoldina, Dra. Beatriz Bento de Souza; a representante do diretor da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Professor Sidilúcio Senra, Maria Cristina Côrtes Reis Ramalho - Diretora Administrativa Financeira da SRE, além das autoridades que iriam discursar. 
 
A diretora Wilma Portela Machado comentou sobre a alegria de receber aquele lindo prédio onde é desenvolvido um trabalho de qualidade. Ela destacou o compromisso do Prefeito José Roberto e da Secretária de Educação, Regina Lúcia, com a educação do município. Ao anunciar que será iniciado um projeto institucional sobre a Conservação do Patrimônio Público para que toda comunidade possa conhecer a importância daquela renomada escola e saibam conservá-la, Wilma Portela pediu aos pais e alunos que se empenhem neste trabalho. 
 
A Secretária Regina Lúcia fez um breve relato dos avanços na área municipal da Educação: "O grande desafio em oferecer uma educação de qualidade pode ser comprovado através de outras benfeitorias realizadas na educação municipal, por exemplo, a construção da creche do bairro Nova Leopoldina que se encontra na etapa final e que já conta com aproximadamente 100 alunos matriculados em tempo integral, só aguardando a entrega da creche, prevista para março. 

A secretária acrescentou que uma grande frota de veículos é disponibilizada aos alunos para o transporte escolar público municipal. "Já foram iniciadas também a construção de uma nova creche no bairro Imperador e outra no distrito de Tebas, além da aquisição de mobiliário e equipamentos para as escolas municipais", afirmou Regina Lúcia frisando que neste ano foi implantado em Leopoldina o Piso Nacional da Educação: "Estamos atendendo a Lei Federal e as reivindicações de todo o corpo docente da rede municipal de ensino".  
 
Também discursaram a vereadora Kélvia Raquel, Ivan Nogueira - Presidente da Câmara de vereadores e o Prefeito José Roberto de Oliveira. Em seguida, todos se dirigiram até a entrada principal da Escola, onde aconteceu o descerramento das placas inaugurais.

Nesta sexta-feira, 4 de março, será inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial CAPS III, na Praça Senador Botelho, 55, Centro, em Leopoldina. A inauguração acontecerá às 19h30.
 
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. Fotos: Júlio Cesar Martins e Kalon Moraes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »