15/03/2016 às 08h35min - Atualizada em 15/03/2016 às 08h54min

Academias de Saúde de Cataguases estão quase concluídas

O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2011

Fonte e foto: Jornal Cataguases
Modelo de academia instala em Cataguases. (Foto: Jornal de Cataguases)
As academias de saúde da Vila Tereza e do bairro Ana Carrara serão entregues dentro de mais alguns dias às comunidades locais. Tanto a Academia localizada na Vila Tereza, quanto a que está sendo implantada no bairro Ana Carrara, estão recebendo os últimos retoques, conforme revela o Secretário Municipal de Obras, Alberico Dutra de Siqueira. Além destas, outras duas academias também estão sendo construídas, sendo uma no bairro Ibrahim e outra no Paraíso, acrescentou o Secretário.
 
A previsão, de acordo com Alberico, é de que a academia do bairro Ibrahim seja entregue à comunidade até o final deste mês. "Já a do bairro Paraíso deve ser concluída em abril. A obra está em andamento, embora em ritmo mais lento que as demais", disse o secretário, considerando que a Academia de Saúde do Paraíso exigiu mais trablajho e um cronograma mais extenso, visto que não havia no local (campo do Paraíso) nenhuma infraestrutura, ao contrário dos demais, cujos projetos foram executados em praças já estruturadas.
 
As obras foram viabilizadas através de recursos do governo federal, da ordem de R$335.757,19, por meio do Ministério da Saúde/PNAB (Política Nacional de Atenção Básica). Diferentemente das academias ao ar livre, os projetos das academias de saúde são bem mais abran-gentes, envolvendo, não apenas a instalação de equipamentos para a prática das atividades físicas, mas a revitalização de espaços públicos e sua adequação como ambiente de convivência. Embora cada projeto tenha sua peculiaridade, em função do espaço e da infraestrutura disponíveis, todos têm em comum ambientes com cobertura e pisos em concreto, instalações elétricas com postes e luminárias, área verde em gramado, bancos ou jogos de bancos e mesas em concreto.
 
O Secretário Municipal de Saúde, Celso Benjamim Filho esclarece que as quatro academias são vinculadas ao Programa Estratégia Saúde da  Família e, portanto, receberam condições adequadas para o desenvolvimento de atividades físicas e esportivas propostas pelas unidades básicas de saúde, através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. "Além de serem locais propícios para a prática da vida saudável, essas academias vão valorizar esses bairros, proporcionando  mais sensação de segurança com mais iluminação e, é claro, incentivando oconvívio social", comentou Celsinho, como é conhecido. 
 
O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2011, como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o programa promove a implantação de espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Todas as academias terão barras horizontal e assimétrica, espaldares, barras marinheiro, pranchas abdominais, além de totens para identificação e orientação para os exercícios. 

Fonte e foto: Jornal Cataguases
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »