16/03/2016 às 08h33min - Atualizada em 16/03/2016 às 08h33min

Ivan Nogueira pede lonas novas para as barracas das duas feiras de Leopoldina

Outra idéia de Ivan seria o funcionamento da Feira de Artesanato nos distritos de Leopoldina, por ocasião da realização de eventos como os Concursos Leiteiros.

Luiz Otávio Meneghite
Feira de Artesanato Praça General Osório
O vereador Ivan Martins Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Leopoldina encaminhou ao prefeito José Roberto de Oliveira, reivindicação dos feirantes das duas feiras existentes em Leopoldina, A Feira do Produtor Rural, que acontece às quartas-feiras e sábados na Praça João XXIII e a Feira do Artesão Leopoldinense, que é realizada todos os sábados na Praça General Osório, no centro da cidade.

 
Frequentador assíduo das duas feiras, Ivan Nogueira vem observando o mau estado de conservação da maioria das barracas, que são montadas e desmontadas por equipes da Prefeitura e guardadas em depósito de responsabilidade do Município.
 
Sempre conversando com produtores e artesãos, Ivan (foto) ouve suas reivindicações e resolveu assumir a condição de porta voz junto ao prefeito José Roberto. Uma das reivindicações diz respeito à troca das lonas que cobrem as barracas que ficaram desgastadas, algumas rasgadas, pelo tempo de uso e estão atualmente com má aparência. Outra sugestão anotada é de que os próprios feirantes cuidassem das lonas, levando-as para suas casas, deixando por conta da equipe da Prefeitura apenas a montagem da estrutura das barracas.
 
Falando ao jornal Leopoldinense, Ivan Nogueira disse que “a Feira de Artesanato é um dos cartões postais de Leopoldina, já tendo sido inclusive copiada pela cidade de Levy Gasparian, interior do Estado do Rio, por iniciativa do fotógrafo e advogado João Luiz Monnerat, que viveu em Leopoldina por muitos anos e atualmente reside naquela cidade fluminense”, lembrou.


 
Outra idéia de Ivan seria o funcionamento da Feira de Artesanato nos distritos de Leopoldina, por ocasião da realização de eventos como os Concursos Leiteiros. Claro que com o transporte sendo proporcionado pelo Município. O Vereador tem conversado com a direção da Associação dos Artesãos de Leopoldina e algumas das ideias serão levadas à discussão com os demais participantes da Feira para o aperfeiçoamento das propostas.
 
Feira livre gera renda para o produtor e emprego para o Município.
Cimar Onofre Barbosa, da Emater de Leopoldina

A feira livre do produtor rural de Leopoldina foi criada a partir da iniciativa da EMATER-MG em parceria com a Secretária Municipal de Agricultura de Leopoldina, objetivando beneficiar agricultores familiares de diversas localidades rurais do Município, que produzem hortaliças, frutas e produtos da agroindustria.

Antes da criação da Feira Livre, estas famílias comercializavam seus produtos em mercados da sede do Município e para outros atravessadores. A partir da instalação deste projeto, estes agricultores passaram a ter a oportunidade de vender seus produtos, diretamente para os consumidores urbanos à preços justos, proporcionando a estes  consumidores, acesso a produtos frescos de boa qualidade a preços acessíveis,e a certeza da oferta em dias determinados.

Desde a sua criação a feira vem sendo realizada as quartas e sábados, a partir das 6 horas da manhã, na Praça João XXIII, no centro da cidade. A Prefeitura Municipal de Leopoldina mantém um fiscal permanente nos dias de funcionamento, e realiza também a limpeza do local, montagem, guarda e manutenção das barracas, estas cedidas pela EMATER-MG, adquiridas através do Programa Minas Sem Fome.

Cabe a EMATER-MG também a responsabilidade do acompanhamento técnico aos produtores participantes e a emissão de laudos de produção, para certificar que todos os produtos comercializados sejam oriundos das propriedades cadastradas.

Atualmente, alguns dos agricultores familiares que participam da Feira Livre estão também comercializando seus produtos junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), diretamente para escolas das redes estadual e municipal de Leopoldina.
A iniciativa de criação desta Feira Livre, vem constituindo-se em  uma excelente alternativa de renda para as famílias participantes e oportunidade de emprego para o Município.

Sabendo da importância social e econômica deste trabalho, a Prefeitura Municipal de Leopoldina, já solicitou junto a diretoria da EMATER-MG em Belo Horizonte a possibilidade de liberação de mais algumas barracas para atender novos produtores interessados em participar deste projeto.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »