27/04/2014 às 07h48min - Atualizada em 27/04/2014 às 07h48min

Ribeiro Junqueira Sport Club

A história

José Américo Barcelos.
Acervo E. C. R. J. com anotações de Josef Gribel

Data do ano de 1911, mais preciso dia 27 de agosto, o advento, em Leopoldina, do Futebol Organizado. O Professor José Botelho Reis, vindo do Rio de Janeiro, assumindo a Diretoria do Ginásio Leopoldinense, trouxe com ele este esporte até então desconhecido por estas bandas.
Já sabedor das regras do esporte, passou a ensinar aos alunos da época. Naquele tempo usava-se dar o nome de famílias aos times, daí, surgiu com um grupo de alunos o nome do time Ribeiro Junqueira, para homenagear a família e ao Deputado Ribeiro Junqueira, o qual mais tarde se tornou: Presidente Honorário e Patrono do Club.


O time jogou, e..., O Diretor mandou chamar todos os jogadores na diretoria e queria saber quem teve a idéia de colocar esse nome Ribeiro Junqueira, todos ficaram com medo da repreensão e do castigo, porque na época o colégio era interno e tudo era muito severo, daí, não delataram ninguém, más o Diretor havia gostado da escolha e disse-lhes que continuassem e que ainda os ajudaria na compra dos uniformes para que o time seguisse em frente, daí, o Ribeiro Junqueira Sport Club, escrevia-se assim na época, teve o seu começo numa reunião entre seus fundadores que foram:
Os Professores Botelho Reis, Antônio Moura, João Trentino Zille, Dr. Pedro Arantes, Milton Ramos Pinto e mais os senhores Esdras Lintz e Vicenti Domenice.


Mais tarde reuniram-se para escolher as cores do time, quebraram a cabeça até que um dos fundadores do time não se sabe ao certo qual, se manifestou dizendo ter recebido de parentes um postal vindo da Itália, muito comum na época recebê-los, o qual trazia em sua ilustração principal justamente o desenho do Estádio do Milan da Itália com seu escudo, cores e seu uniforme em listas finas para baixo em PRETO e VERMELHO um pouco mais escuro que o normal, daí, segundo relato todos gostaram e ficou sendo assim escolhido o uniforme e as cores do Ribeiro Junqueira Sport Club.


O primeiro presidente foi o Professor José Botelho Reis e posteriormente Presidente de Honra, que sem dúvidas teria feito muito mais pelo Esporte e pelo Ribeiro Junqueira se não tivesse falecido ainda jovem com 38 anos de idade, em 07/02/1926.

Texto extraído do livro do ECRJ.
Comentários do radialista: José Américo Barcelos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »