16/04/2016 às 10h57min - Atualizada em 16/04/2016 às 10h57min

Leopoldina realiza esta semana a III Exposição Ranqueada Girolando

Evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis. No dia 23 haverá um leilão de elite, a partir das 17:00 horas.

Luiz Otávio Meneghite
A Associação atinge também criadores dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A Associação de Criadores de Girolando Sem Fronteiras promove nesta semana, nos dias 21, 22 e 23 de abril, no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, da Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais, a III Exposição Ranqueada da Raça Girolando. No dia 23, a partir das 17:00 horas, no tatersal da Coopleste, haverá o  Leilão de Elite Girolando Sem Fronteiras e Convidados, com transmissão pela internet do Programa Leilões (www.remateweb.com).

O evento faz parte da 3ª Etapa do Circuito Fest Milk e conta com a presença de criadores da região de Leopoldina, Muriaé, Rio Pomba e Natividade, visando pontuação no ranking para a Megaleite, maior feira da pecuária leiteira do Brasil, que reunirá de 21 a 26 de junho de 2016 as principais raças leiteiras, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.

O evento tem o patrocínio  Master de: Mouragro e  Real H. Os demais patrocinadores são: Cézar Lopes, Alta Genética, Semex, Douglas Angelis Podologia Bovina, Dianagro, Agropecuária Ubá, Lactalis, Soma Alimentos  e Hotel Minas Tower além dos apoios da Prefeitura de Leopoldina, Emater/MG, Coopleste, Sindicato Rural de Leopoldina, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e ACIL.

A Associação

Fundada em dezembro de 2014, a Associação de Criadores de Girolando Sem Fronteiras veio ocupar uma lacuna na criação da raça Girolando em Leopoldina e municípios do leste/sul da Zona da Mata, atingindo também criadores dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na realidade, a ACGSF veio para ser o Núcleo do Girolando na região, agregando criadores em torno da melhoria genética da raça, participando ativamente da vida da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG), trazendo os programas de desenvolvimento genético, rebanho colaborador de testes de progênie, controle leiteiro, capacitação técnica aos criadores e feiras e leilões que busquem a valorização comercial do excelente rebanho existente em nossa região.

O Presidente da entidade, Paulo Cruz Martins Junqueira, manifesta a certeza de que “a ACGSF veio somar aos esforços das entidades já existentes, promovendo parcerias com a LAC, a Coopleste, com os núcleos existentes em Rio Pomba e Juiz de Fora, buscando aproximação com os parceiros da ABCG, com a Embrapa e a Emater/MG e trabalhando para fortalecer a comunicação entre os criadores, técnicos, poder público, empresas e colaboradores do setor.  Enfim, viemos para somar!”, exclama.

Para refrescar a memória

Criada em Leopoldina a Associação dos Criadores de Girolando Sem Fronteiras
Foi fundada no dia 09 de dezembro de 2014 em Leopoldina, a Associação dos Criadores de Girolando 'Sem Fronteiras', visando agregar os criadores de gado da raça Girolando de Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba, Recreio, Argirita, Aventureiro, Palma e outras localidades regionais.

Na  reunião de fundação houve a aprovação do Estatuto Social, aprovação das taxas (admissão e manutenção) e eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Administrativo e Fiscal. Também houve a indicação e aprovação do Comitê Técnico Deliberativo, órgão formado, obrigatoriamente, por profissionais da Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O nome escolhido para a entidade  foi 'Sem Fronteiras", embora haja a necessidade, perante a Associação Brasileira de Criadores de Girolando, da indicação de uma área geográfica de atuação.
“Mas o espírito foi de termos uma união de criadores que não participam de outros Núcleos  como os que existem em Juiz de Fora, Rio Pomba”, exemplificou o presidente eleito, Paulo Cruz Martins Junqueira, também diretor da Chácara do Desengano S/A.

Compõem a Diretoria Executiva da entidade: Presidente: Paulo Cruz Martins Junqueira, Vice-Presidente: Fernando Reis Ferraz, Diretor Administrativo: Luiz Fernando Meirelles Barbosa e Diretor Tesoureiro: Luiz Cláudio Bastos de Moura.

O Conselho Administrativo e Fiscal ficou assim constituído: Titulares: José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz, Tulio Sertã Junqueira,  e Pedro Augusto Junqueira Ferraz. Os Suplentes são: Rodrigo Reis Ferraz, Eduardo Augusto de Souza e Sergio de Rezende Junqueira.

O Comitê Técnico Deliberativo ficou formado pelo Engenheiro Agrônomo, Hugo Bella Junqueira, pelo Médico Veterinário, Dr Vinícius França e pelo Médico Veterinário, Dr Marcio Moraes.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »