26/04/2016 às 20h56min - Atualizada em 26/04/2016 às 20h56min

Polo Audiovisual inaugura rede de cineclubes na Zona da Mata de Minas Gerais

Até o final do primeiro semestre, serão inauguradas mais outras 10 salas em cidades da região.

Filme “A Noiva da Cidade”, de Humberto Mauro,será exibido na abertura.
No próximo dia 30 de abril, data comemorativa do aniversário de Humberto Mauro, Cataguases será palco para o lançamento de uma rede de cineclubes com 12 salas funcionando em escolas públicas e centros culturais na região.

No evento serão inaugurados o “Cineclube Cinemação”, na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, e o “Cineclube Stella Perez Botelho”, no Museu Energisa. Até o final do primeiro semestre, serão inauguradas mais outras 10 salas em cidades da região.

A iniciativa está integrada ao Projeto Escola Animada, uma ação de Educação e Cultura voltada para a aplicação do audiovisual e das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Desde 2015, foram organizados coletivos de professores, estudantes e agentes culturais que participaram de várias oficinas de capacitação e gestão de cineclubes, curadorias de filmes e mobilização social. Cada Cineclube será equipado com sistema de projeção, telas, sonorização e kit de filmes.

O Projeto Escola Animada é coordenado pelo Instituto Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Polo Audiovisual da Zona da Mata, com patrocínio da Energisa e da Votorantim Metais.

Em um cenário de integração de ações entre governo, universidade, empresas e sociedade civil, o evento conta ainda com diversas atividades.

Abrindo a manhã, no dia 30 de abril, professores da região participam do curso “Docência na Educação Integral”, organizado pela TEIA, programa de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. À tarde, a Arena Inaugural do Projeto Escola Animada promove uma roda de conversa com a Secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo.

No dia 01 de maio, abertura da programação pública do Cineclube Stella Perez Botelho com exibição do filme “A Noiva da Cidade”, de Humberto Mauro, com presença do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, do gestor cultural André Borges, e outros convidados.

Já no dia 02 de maio, no Centro Cultural Humberto Mauro, será realizado o Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Minas Gerais. O fórum contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, deputados estaduais, gestores municipais, artistas e agentes culturais da região.

Serviço:

 Dia 30 de abril
11h – Palestra Macaé Evaristo, Secretária de Estado da Educação
Local: Centro Cultural Humberto Mauro
Rua Coronel Vieira, 518 – Centro - Cataguases
16h – Arena Escola Animada
Local: Escola Estadual Marieta Soares Teixeira
Rua Romualdo Menezes, 544 – Bairro Menezes - Cataguases 

Dia 01 de maio
19h – Abertura Cineclube Stella Perez Botelho
Local: Museu da Energisa
Avenida Astolfo Dutra, 41 – Centro - Cataguases     
   
Dia 02 de maio
9h – Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura
Local: Centro Cultural Humberto Mauro
Rua Coronel Vieira, 518 – Centro - Cataguases

INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM TÉCNICO:
http://www.almg.gov.br/acompanhe/eventos/hotsites/2015/forum_tecnico_plano_cultura/inscricoes_cataguases.html

O Projeto Escola Animada, iniciado em 2013, reúne a parceria do Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Votorantim, Instituto Cidade de Cataguases, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Polo Audiovisual da Zona da Mata, as Superintendências Regionais de Ensino das microrregiões de Leopoldina, Muriaé e Juiz de Fora. A Escola Animada tem o patrocínio da Energisa e da Votorantim Metais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e ainda, recursos do Programa Votorantim Pela Educação.

Sites: escolaanimada.org.br
        www.poloaudiovisual.org.br

Assessoria de Comunicação da Fábrica do Futuro/Agência Polo Audiovisual
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »