12/05/2016 às 18h03min - Atualizada em 12/05/2016 às 18h03min

"Luta Antimanicomial" confira programação para celebrar este dia

Assessoria de Comunicação da PMU

No dia 18 de maio, é celebrado o “Dia da Luta Antimanicomial”. Trata-se de um movimento que reivindica melhores condições de assistência para pacientes que, devido a seus sofrimentos mentais, eram internados nos hospitais psiquiátricos (manicômios), com tratamento desumano que lhes retirava quaisquer meios de manifestações de suas subjetividades. Descontente com essa situação, um grupo de trabalhadores iniciou uma luta por melhores condições de tratamento para essas pessoas, que se tornou conhecida como “Luta Antimanicomial”. Esta luta resultou na Reforma Psiquiátrica Brasileira que redirecionou o modelo assistencial em Saúde Mental, embasando a construção de uma Rede de Atenção Psicossocial que preconiza o tratamento de base territorial e comunitária, e não mais exclusivamente pela restrição da liberdade.

Como é promovido em todos os anos pelos setores que lidam com a Saúde Mental no município, este ano haverá mais uma programação especial que terá início no dia 16 de maio para celebrar esse dia. Na programação haverá “Sala de Espera” para divulgação dos trabalhos realizados, exibição dialogada de filmes, performances teatrais e uma caminhada no dia 18, que será finalizada com a realização de um sarau na Praça São Januário. Acompanhe a programação!

PROGRAMAÇÃO:

Sala de Espera e Mostra de produtos da LIBERARTE:

16/05 – ESF Santa Bernadete às 7:20h

17/05 – ESF Pires da Luz às 7:30h

17/05 – Policlínica às 8h e  13h

19/05 – ESF São José às 7:30h

20/05 – ESF Santa Edwiges às 7h

CINEBASÁGLIA – Exibição dialogada de filmes, com tema Saúde Mental, para as Equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF, à partir do dia 23 de maio.

Dia 18 de maio – Performance Teatral “Queira ou não, estamos aí!” (usuários do CAPS Guida Sollero), na Câmara Municipal de Ubá – 9 horas.

Dia 18 de maio – Caminhada com sarau de músicas e poesias dos usuários dos serviços de Saúde Mental de Ubá e Região. (Trajeto Câmara Municipal sentido Praça São Januário) – 11 horas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »