30/05/2016 às 08h27min - Atualizada em 30/05/2016 às 08h27min

Vereador pede manutenção permanente em monumentos históricos de Leopoldina

Em indicação ao prefeito Ivan Nogueira reivindica reposição de busto roubado na Praça Félix Martins e limpeza em todos os bustos e estátuas da cidade.

Luiz Otávio Meneghite
Busto do Dr. Clovis Salgado da Gama
O vereador Ivan Martins Nogueira, atual presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, encaminhou indicação ao prefeito José Roberto de Oliveira, parabenizando-o pela iniciativa de revitalizar a praça Félix Martins, considerada pela população leopoldinense como um dos mais belos ‘cartões postais’ da cidade.
 
Na indicação, o parlamentar lembra ao chefe do poder Executivo, que a Praça Felix Martins abriga em seu interior vários monumentos de personagens que ajudaram a construir a história do município, entre os quais, a estátua do ex-presidente da República, Carlos Coimbra da Luz e os bustos do ex-presidente Juscelino Kubistcheck de Oliveira, do ex-governador e ex-ministro Clovis Salgado da Gama além de Custódio Junqueira. Estes monumentos, diz Ivan Nogueira no documento oficial enviado ao prefeito José Roberto, foram alvos de vandalismo com placas de identificação roubadas e de pichações.

Há algum tempo, tentaram roubar - sem sucesso - o busto de Custódio Junqueira. No final de 2011 desapareceu o busto do ex-governador de Minas Gerais, Clóvis Salgado, dele restando apenas o pedestal em granito, localizado em frente ao antigo Fórum da Comarca de Leopoldina e futuro Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira.

Estátua de Carlos Coimbra da Cruz

O vereador lembra ao prefeito que, em 2009, o marco histórico de fundação da Rodovia Rio-Bahia, feito em granito maciço que ficava instalado no canteiro de um pequeno trevo na rua José Peres, também desapareceu, tendo sido encontrado dias depois jogado à margem de um córrego no bairro Três Cruzes onde permanece até hoje.


► Marco de fundação da Rio Bahia jogado no bairro Três Cruzes em Leopoldina
 
Ivan Nogueira registra ainda que há pouco tempo foi roubado o monumento ao motociclista, único do Brasil, que foi instalado junto ao Pórtico da Entrada de Leopoldina em governo anterior do prefeito José Roberto de Oliveira.
 
Finalizando sua indicação em que pede a limpeza e manutenção permanente dos monumentos históricos existentes em Leopoldina. O vereador Ivan Martins Nogueira lembra que também carecem de limpeza e manutenção os bustos de Enéas Lacerda França e Joaquim Furtado Pinto na praça General Osório e do ex-presidente Getúlio Vargas localizado em  frente à Escola Municipal Ribeiro Junqueira, de frente para a praça Francisco Pinheiro Corrêa de Lacerda


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »