01/06/2016 às 20h56min - Atualizada em 01/06/2016 às 20h56min

Câmara revela números surpreendentes na emissão de Carteiras de identidade

Em apenas 47 dias úteis foram feitos 1.035 atendimentos e emitidos 852 documentos

Luiz Otávio Meneghite
A emissão de carteira de identidade teve inicio em 18 de março
Desde o dia 18 de março deste ano, quando teve inicio a expedição de carteiras de identidade pela Câmara Municipal de Leopoldina até o último dia 31 de maio, o Posto de Identificação de Leopoldina apresentou números surpreendentes resultantes de apenas 47 dias úteis de atendimento ao público.

De 18 a 31 de março, em 7 dias úteis foram emitidos 145 RGs com 11 inclusões, 10 atestados e 2 coletas externa num total de 168 atendimentos com média de 24 atendimentos diários. No período de 1º a 30 de abril, em 19 dias úteis, foram emitidos 321 RGs com 55 inclusões, 21 atestados e 2 coletas externas e média de 21 atendimentos diários. Já no período de 1º a 31 de maio, em 21 dias úteis, foram emitidos 386 RGs com 54 inclusões, 25 atestados e 3 coletas externas com média de 23 atendimentos diários.

Os números revelam o acerto da decisão da Câmara Municipal de Leopoldina em firmar o convênio nº 59/2015/PCMG celebrado com a Polícia Civil do  Estado de Minas Gerais, visando a otimização da prestação de serviços de identificação civil na cidade de Leopoldina, através de sistema informatizado – emissão de carteira de identidade em sua sede, na Avenida Getúlio Vargas, nº 565.

Para tanto, a Câmara cedeu funcionários para treinamento, disponibilizou instalação física em sua sede, cedeu equipamentos de informática e mobiliário de escritório, cumprindo assim todas as obrigações que assumiu com a Polícia Civil.

Os números resultantes da prestação de serviços à comunidade foram comemorados pelo Presidente da Câmara, vereador Ivan Martins Nogueira, para quem o momento tem grande significado, uma vez que o fornecimento de carteiras de identidade, que antes era precário, foi otimizado pelos funcionários do Poder Legislativo que estão preparados para o bom atendimento da população.

O Posto de Identificação de Leopoldina distribui 20 senhas por dia dentro do horário de atendimento que vai de 12:00 às 16:00 horas. Os documentos exigidos para o fornecimento (gratuito) da primeira via da carteira de identidade são: Certidão de Nascimento ou casamento; 2 fotos 3 x 4 recentes (fundo claro) e comprovante de residência.O documento é entregue em apenas dois dias.
 
Para o fornecimento da segunda via (paga) são exigidos: certidão de nascimento ou casamento; 2 fotos 3 x 4 recentes (fundo claro); comprovante de residência e guia de pagamento (DAE-Documento de Arrecadação Estadual) que não é fornecida pela Câmara. A segunda via é entregue em até 20 dias.
 
Os menores de idade deverão estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal com documento comprobatório.
 
Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina com foto de Valéria Equi Benatti Bártoli

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