06/06/2016 às 08h29min - Atualizada em 06/06/2016 às 08h29min

Plenária municipal do Parlamento Jovem em Leopoldina será nesta quarta-feira, 8 de junho

Em 43 municípios, estudantes vão escolher propostas de melhorias locais com vistas à mobilidade urbana.

Estudantes de Leopoldina em recente reunião na Câmara Municipal
Começam nesta terça-feira, 7 de junho, as plenárias municipais do Parlamento Jovem de Minas 2016, projeto de formação política de estudantes do ensino médio e superior realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com câmaras municipais.

A participação de Leopoldina - A Plenária Municipal do Parlamento Jovem em Leopoldina será nesta quarta-feira, dia 8 de junho, na Câmara Municipal, sob a coordenação da Diretora de Imprensa Valéria Équi Benati Bartoli. O evento tem como parceiros institucionais a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a Escola do Legislativo, o Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina e a própria Câmara Municipal de Leopoldina. Participam este ano do Parlamento Jovem alunos das escolas: Colégio Equipe de Leopoldina, Colégio Imaculada Conceição, Escola Estadual Emilio Ramos Pinto (Anexo), Escola Estadual Luiz Salgado Lima, Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros(Providência), Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho(Polivalente), Escola Estadual Professor Botelho Reis(Ginásio) e Cefet-Centro Federal de Educação Tecnológica.

Até 24 de junho, os 43 municípios participantes  da edição deste ano deverão fazer suas reuniões para definirem as propostas que encaminharão para a coordenação de cada um dos 12 polos regionais, que construirão um documento comum da região. Nessas reuniões, realizadas nas câmaras municipais, os estudantes também vão escolher dois representantes que vão participar da Plenária Estadual, que se realizará em Belo Horizonte, de 24 a 26 de agosto.

Desde fevereiro, os estudantes vêm se preparando para as plenárias municipais e para apresentar as sugestões de cada cidade. Foram realizadas oficinas de trabalho, cursos de educação a distância, pesquisas e estudos de formação política e sobre o tema da edição. Nesse período, também fizeram diagnóstico local, redigiram as propostas, e mantiveram contatos com a coordenação regional de cada polo e com a estadual.

Etapa regional – As propostas aprovadas em cada plenária municipal serão analisadas pelas coordenações dos polos e sintetizadas num documento único, que será votado nas plenárias regionais. Esse trabalho será concluído até a primeira quinzena de julho. Nesses encontros, os estudantes vão debater e votar nas propostas que serão priorizadas e encaminhadas para a coordenação estadual. Na Plenária Regional, os estudantes escolhem dois representantes à Etapa Estadual, que vão representar os 12 polos na fase final. As sugestões deverão ser enviadas até 18 de julho para a coordenação estadual, que fará a consolidação para propor um documento a ser discutido nos grupos de trabalho e na plenária estadual.

Mobilidade Urbana é o tema deste ano - O tema abordado este ano é sobre Mobilidade Urbana. Mas o que é mobilidade urbana? Como o próprio termo indica, designa o deslocamento de pessoas e cargas pelos espaços das cidades. Ou seja, está imediatamente atrelado às noções de transporte (meio) e de trânsito (fluxo) nos territórios urbanos. Esse é o conceito presente, por exemplo, na Política Nacional de Mobilidade Urbana, lei federal aprovada e sancionada em 2012, que define, entre outros aspectos, os princípios, as diretrizes e a obrigatoriedade para os municípios com mais de 20 mil habitantes de elaborarem, de maneira democrática e participativa, planos municipais de mobilidade. Os subtemas trabalhados serão: 1 - Mobilidade: participação e controle social; 2 - Trânsito e transporte; 3 - Mobilidade e Infraestrutura.

O que é o Parlamento Jovem de Minas - O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

Fontes: Gerência de Imprensa e Divulgação da ALMG e Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »