15/06/2016 às 17h51min - Atualizada em 15/06/2016 às 17h51min

Emater faz apresentação do diagnóstico do setor agropecuário do município de Leopoldina

Segundo dados do IBGE/2014, o município possui 1418 propriedades rurais.

Cimar Onofre Barbosa(*)
Ivan Nogueira atento às expxlanações de Cimar Barbosa
Em reunião ocorrida na Câmara Municipal de Leopoldina, na terça-feira, 14/06, foi apresentado para os vereadores e público presente, um diagnóstico sobre a importância do setor agropecuário de Leopoldina, como grande gerador de emprego e renda. O relatório apresentado pela EMATER-MG, foi  confeccionado com a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento rural sustentável, com dados extraídos do IBGE, IMA, Secretaria Municipal de Agricultura, Caprileo, Coopleste e Núcleo de criadores de Girolando.
 
O objetivo da apresentação deste diagnóstico é demonstrar para a população local, lideranças políticas e entidades públicas e privadas do município, que a base da economia municipal é constituída com grande contribuição dos recursos oriundos do setor agropecuário. Durante e após a apresentação do relatório ficou evidenciado pela manifestação de vereadores e demais participantes que, mesmo enfrentando várias adversidades como: falta de infraestrutura, instabilidade de preços dos produtos, alto preço dos insumos, deficiência de mão-de-obra, entre outras, os nossos produtores continuam gerando riqueza, com grande auxílio no setor de empregos diretos e indiretos do município.
 
Dentre as principais atividades desenvolvidas no setor agropecuário, tais como: Pecuária Leiteira e de corte, horticultura, caprinocultura de leite, suinocultura, avicultura, plantio de eucalipto, seringueira, café, e milho para silagem, foi demonstrado através deste diagnóstico, que estas explorações estão inserindo na economia do município um montante em torno de R$ 111.000.000,00 (cento e onze milhões de reais anualmente), isto sem computar os produtos que são comercializados na informalidade, como frutas, legumes, ovos e frangos, etc. Segundo dados do IBGE/2014, o município possui 1418 propriedades rurais.
 
Fonte: Emater de Leopoldina
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »