01/07/2016 às 14h54min - Atualizada em 01/07/2016 às 14h54min

Ronaldo Werneck em Viçosa

Ronaldo Werneck, mineiro de Cataguases, é, sem dúvida, um dos nomes mais prestigiados da cultura contemporânea nacional. Entre os dias 30 junho e 02 de julho de 2016, ele estará no Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Viçosa, onde irá participar da Feira do Livro, em sua quarta edição, com palestra e lançamento de livro.

Escritor, ensaísta, produtor cultural, tradutor e crítico de literatura, cinema e artes plásticas, colaborou, na cidade do Rio de Janeiro, onde residiu por mais de 30 anos, em vários jornais e revistas, dentre eles Jornal do Brasil, Pasquim, Diário de Notícias, Última Hora, Revista Vozes, Revista Poesia Sempre e Revista História, ambas da Biblioteca Nacional. Ronaldo Werneck é autor de uma vasta lista de livros de sucesso publicados. Foi Assessor de Comunicação e Editor de Textos do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, e também Assessor de Comunicação e Editor de Textos da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, em Cataguases, além de Diretor de Comunicação do Cineport, Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa.

Como produtor cultural foi um dos realizadores de duas edições -1969/1970 - do “Festival Audiovisuais de Cataguases - Música e Poesia”. Entre os anos de 1971 e 2005 publicou os livros “A feiticeira” (De Jules Michelet - tradução, Edição Bruguera, 1971 - 2ª ed, Círculo do Livro, 1975); “Contos de Hoffmann” (De E. T. A. Hoffmann - tradução,  Editora Cedibra, 1972); “Selva Selvaggia - Um cine-poema de Ronaldo Werneck” (Poemação Produções, 1976);”Pomba Poema” (Poemação Produções/Prefeitura Municipal de Cataguases, 1977); “Cataguases é Cachoeira” (Funarte/Prefeitura Municipal de Cataguases, 1997); “Minas em mim é o mar esse trem azul - Poemas” (Poemação Produções/Cia Força e Luz Cataguazes -Leopoldina -Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, 1999) e “Ronaldo Werneck Revisita Selvaggia - Poemas” (Íbis Libris/ Poemação Produções/Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, 2005). Em 2006 publicou o livro de poemas “Noite americana - Doris: Day by night”, pela Editora Íbis Libris e Poemação Produções. No ano de 2008 atuou com o coordenador da exposição “Os Mineiros do Pasquim” e publicou o livro de poemas “Minerar O Branco” (Editora Artepaubrasil, São Paulo) e no ano posterior, em 2009, o livro-ensaio “Kiryrí Rendáua Toribóca Opé - Humberto MAURO revisto POR Ronaldo WERNECK”, o livro de crônicas “Há Controvérsias 1”, que teve um segundo volume no ano de 2011, intitulado “Há controvérsias 2”, todos eles pela Artepaubrasil. Editou, também em 2009, dois filmes sobre a trajetória do cineasta Humberto Mauro: “SOLdade” e “Mauro Move O Mundo”.  Em 2012 publicou “Cataminas pomba & outros rios (Dobra Editorial, São Paulo)”. No ano seguinte, em 2013, organizou a edição especial sobre Cataguases para o “Suplemento Literário Minas Gerais”.

Em 2014 publicou o livro de poemas “O mar de outrora & outros poemas de agora” (Anome Livros, Belo Horizonte), lançado em Belo Horizonte, Cataguases, Brasília, no Congresso de Poesia de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e também exposto e lançado em vários espaços do “Circuito OFF FLIP 2015”, em Paraty.

Em recente entrevista, Ronaldo Werneck disse sentir-se muito honrado ao ser convidado, pelas Irmãs Carmelitas, para participar da Feira Cultural do Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Viçosa, no momento em que se comemora o seu Centenário e que vai ser um prazer retornar a Viçosa para participar de um evento cultural de tamanha magnitude, depois de um espaço de quase vinte anos, já que esteve em Viçosa em 1997, convidado pela Universidade Federal de Viçosa, em evento comemorativo aos 70 anos da Revista Verde, fundada em Cataguases em 1927, um dos veículos mais representativos do movimento modernista de 1922. Naquela oportunidade, ao lado de vários intelectuais, participou de algumas mesas redondas e fez uma palestra sobre o cinema de Humberto Mauro.   

Muitos de seus trabalhos podem ser conferidos no site www.ronaldowerneck.com.br e no bloghttp://www.ronaldowerneck. blogspot.com.br/.


Fonte:
Vicente de Castro
31-996088998

 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »