30/07/2016 às 12h16min - Atualizada em 30/07/2016 às 12h16min

Partidos escolhem até sexta-feira, 5 de agosto, candidatos a prefeito vice e vereador

Realizadas as convenções, os registros de candidatos devem ser apresentados ao Cartório Eleitoral de Leopoldina, até as 19:00 horas, do dia 15 de agosto.

Luiz Otávio Meneghite

Charge publicada na edição 309 do jornal Leopoldinense

Os partidos políticos regularizados em Leopoldina tem prazo até a próxima sexta-feira,  dia 5 de agosto, para promoverem suas convenções para  a definição dos candidatos e também das coligações partidárias. A edição nº 309 do jornal Leopoldinense, à venda nas bancas de Leopoldina e já distribuídas aos assinantes, trouxe em sua página 4, a publicação de 21 editais de convocação para as convenções partidárias.

De acordo com os editais publicados no jornal, duas delas estão marcadas para este sábado, 30 de julho, as do PCdoB e do Partido Solidariedade. Na quarta-feira, 3 de agosto, será realizada a do PDT e as demais estão marcadas para o último dia permitido pela legislação eleitoral que é sexta-feira, 5 de agosto.

Na medida em que o prazo vai se estreitando, aumentam as especulações e a criação de factóides envolvendo possíveis candidaturas principalmente aos cargos de prefeito e vice-prefeito, ressuscitando uma expressão cunhada por Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”

A evolução do quadro político em Leopoldina tem revelado uniões antes inimagináveis. Tradicionais correligionários estão se colocando em lados opostos e da mesma forma inimigos políticos estão se unindo de forma surpreendente deixando o eleitor confuso. Quem se apressa em tomar partido de determinada candidatura, em alguns casos tem se mostrado arrependido, muitas vezes por questões pessoais. As surpresas devem continuar a acontecer durante toda a semana e no final da noite de sexta-feira, 5 de agosto, já se saberá quem é quem.

Realizadas as convenções, os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina, até as 19:00 horas, do dia 15 de agosto.

Os partidos políticos que estão regulares em Leopoldina, portanto, aptos a participarem das eleições deste ano são: PR (nº 22); PTC (nº 36); PHS (nº 31); PP (nº 11); PMDB (nº 15); PTB (nº 14); DEM (nº 25); PSDC (nº 27); PRB (nº 10); PPS (nº 23); PCDOB (nº 65); PT (nº 13); PSB (nº 40); PSDB (nº 45); PSC (nº 20); PSL (nº 17); PTN (nº 19 ) PRP (nº 44); PV (nº 43);  PTDOB (nº 70); PSD (nº 55); PEN (nº 51); PROS (nº 90); SD (nº 77) e REDE (nº 18).

Desses, apenas o PMDB, o PT e o PSC possuem Diretórios organizados em Leopoldina, todos os demais possuem Comissão Provisória. De acordo com informações obtidas pelo jornal Leopoldinense junto ao Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina, a relação de filiados é gerenciada por cada partido político, estando disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral a consulta individual de cada eleitor, mediante a inserção do título eleitoral.

 
 

Fontes: Tribunal Superior Eleitoral e Cartório da 161ª  Zona Eleitoral de Leopoldina

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »