05/08/2016 às 07h33min - Atualizada em 05/08/2016 às 07h33min

Partidos definem nesta sexta candidaturas para as eleições deste ano em Leopoldina

Com o afunilamento do prazo apenas dois nomes chegam à reta final como candidatos a prefeito: Brênio Coli Rodrigues e José Roberto de Oliveira

Luiz Otávio Meneghite
José Roberto de Oliveira e Brênio Coli Rodrigues estarão em lados opostos este ano
Os partidos políticos regularizados em Leopoldina definem em suas convenções nesta sexta-feira, 5 de agosto, último dia permitido pela legislação eleitoral, os candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereador e também as coligações partidárias. A edição nº 309 do jornal Leopoldinense, trouxe em sua página 4, a publicação de 21 editais de convocação para as convenções partidárias.
 
No decorrer desta semana, na medida em que o prazo foi se estreitando, aumentaram as especulações e a criação de factóides envolvendo possíveis candidaturas principalmente aos cargos de prefeito e vice-prefeito, ressuscitando uma expressão cunhada por Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”
 
É grande a tensão nos bastidores
 
A evolução do quadro político em Leopoldina tem revelado uniões antes inimagináveis. Tradicionais correligionários estão se colocando em lados opostos e da mesma forma inimigos políticos estão se unindo de forma surpreendente deixando o eleitor confuso. Quem se apressa em tomar partido de determinada candidatura, em alguns casos tem se mostrado arrependido, muitas vezes por questões pessoais. É grande a tensão nos bastidores com pessoas envolvidas na campanha tendo picos de pressão arterial.
 
A disputa pelo cargo de vice-prefeito

Com o afunilamento do prazo apenas dois nomes surgem como candidatos a prefeito: Brênio Coli Rodrigues e José Roberto de Oliveira. Já a disputa pelo cargo de vice-prefeito ainda não parece definida com vários nomes sendo mencionados, entre eles os dos vereadores Ivan Martins Nogueira, Kélvia Raquel de Souza Ribeiro e Rodrigo Junqueira Reis Pimentel. Também são citados o arquiteto Márcio Henrique Alvarenga Pimentel, o ex-vice-prefeito Darci Luiz Vasconcelos de Rezende e o advogado José Newton Ferreira de Oliveira. As especulações continuam a acontecer e no final da noite de sexta-feira, 5 de agosto, enfim, já se saberá quem é quem.

O registro das candidaturas
 
Realizadas as convenções, os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina, até as 19:00 horas, do dia 15 de agosto.Os partidos políticos que estão regulares em Leopoldina, portanto, aptos a participarem das eleições deste ano são: PR (nº 22); PTC (nº 36); PHS (nº 31); PP (nº 11); PMDB (nº 15); PTB (nº 14); DEM (nº 25); PSDC (nº 27); PRB (nº 10); PPS (nº 23); PCDOB (nº 65); PT (nº 13); PSB (nº 40); PSDB (nº 45); PSC (nº 20); PSL (nº 17); PTN (nº 19 ) PRP (nº 44); PV (nº 43);  PTDOB (nº 70); PSD (nº 55); PEN (nº 51); PROS (nº 90); SD (nº 77) e REDE (nº 18).
 
De acordo com informações obtidas pelo jornal Leopoldinense junto ao Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina, a relação de filiados é gerenciada por cada partido político, estando disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral a consulta individual de cada eleitor, mediante a inserção do título eleitoral.
 
Dois Partidos já definiram candidaturas
 
Já foram realizadas no sábado, 30 de julho, entre 15:00 e 18:00 horas, na sede do Clube Cutubas, as convenções dos partidos SD-Solidariedade e PCdoB-Partido Comunista do Brasil, que ao final declararam que estarão coligados nas eleições proporcionais com 30 candidatos a vereador. Desses candidatos, 2 sairão das fileiras do Solidariedade e 28 do PCdoB.Segundo uma fonte do PCdoB é provável que os dois partidos façam coligação majoritária apoiando o atual vice-prefeito Brênio Coli Rodrigues, cuja candidatura a prefeito deverá ser oficializada na convenção do seu partido, o PSD-Partido Social Democrático, que será realizada entre 15:00 e 20:00 horas, desta sexta-feira, 5 de agosto. A mesma fonte disse ao jornal Leopoldinense que o nome da coligação será ‘Inova Leopoldina’.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »