22/09/2016 às 08h23min - Atualizada em 22/09/2016 às 08h23min

Posto de Identificação Civil de Leopoldina não funcionará dias 26 e 27

Além das primeiras e segundas vias das carteiras de identidade o Posto emite também atestados de antecedentes criminais

Luiz Otávio Meneghite
Câmara Municipal de Leopoldina(Foto de João Gabriel Baia Meneghite)
O Supervisor do Posto de Identificação Civil de Leopoldina, Fernando Montes, expediu comunicado à imprensa informando que o setor, hoje instalado em dependências da Câmara Municipal de Leopoldina, não terá atendimento nos dias 26 e 27 de setembro, segunda e terça-feira da próxima semana.
 
Desde o dia 18 de março deste ano, quando teve inicio a expedição de carteiras de identidade pela Câmara Municipal de Leopoldina até o último dia 31 de agosto, o Posto de Identificação de Leopoldina apresentou números surpreendentes resultantes de apenas 113 dias úteis de atendimento ao público: 1.880 documentos emitidos.
 
Segundo Fernando Montes, Supervisor do Posto de Identificação Civil de Leopoldina, de 18 a 31 de março, em 7 dias úteis foram emitidos 145 RGs com 11 inclusões, 10 atestados e 2 coletas externa num total de 168 atendimentos com média de 24 atendimentos diários. No período de 1º a 30 de abril, em 19 dias úteis, foram emitidos 321 RGs com 55 inclusões, 21 atestados e 2 coletas externas e média de 21 atendimentos diários. Já no período de 1º a 31 de maio, em 21 dias úteis, foram emitidos 386 RGs com 54 inclusões, 25 atestados e 3 coletas externas com média de 23 atendimentos diários. Em 22 dias úteis do mês de junho foram emitidos 276 RGs com 40 inclusões, 44 atestados de antecedentes criminais, 30 retificações de nomes, 17 correções num total de 377 atendimentos o que dá uma média diária de 17 atendimentos. Nos 21 dias úteis do mês de julho foram emitidos 397 RGs com 56 inclusões, 19 atestados de antecedentes criminais, 17 retificações de nomes, 4 coletas externas, 8 correções num total de 484 atendimentos, média 23 por dia. Já em agosto, durante 23 dias úteis, foram emitidos 355 RGs, com 61 inclusões, 29 atestados de antecedentes criminais, 36 retificações de nomes, 12 correções num total de 457 atendimentos, média de 20 por dia.

Câmara agiu certo em assumir emissão de carteiras

Os números revelam o acerto da decisão da Câmara Municipal de Leopoldina em firmar o convênio nº 59/2015/PCMG celebrado com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, visando a otimização da prestação de serviços de identificação civil na cidade de Leopoldina, através de sistema informatizado – emissão de carteira de identidade em sua sede, na Avenida Getúlio Vargas, nº 565. Para tanto, a Câmara cedeu funcionários para treinamento, disponibilizou instalação física em sua sede, cedeu equipamentos de informática e mobiliário de escritório, cumprindo assim todas as obrigações que assumiu com a Polícia Civil. O fornecimento de carteiras de identidade, que antes era precário, foi otimizado pelos funcionários do Poder Legislativo que estão preparados para o bom atendimento da população.

Os documentos necessários
 
O Posto de Identificação de Leopoldina distribui 20 senhas por dia dentro do horário de atendimento que vai de 12:00 às 16:00 horas. Os documentos exigidos para o fornecimento (gratuito) da primeira via da carteira de identidade são: Certidão de Nascimento ou casamento; 2 fotos 3 x 4 recentes (fundo claro) e comprovante de residência.O documento é entregue em apenas dois dias. Para o fornecimento da segunda via (paga) são exigidos: certidão de nascimento ou casamento; 2 fotos 3 x 4 recentes (fundo claro); comprovante de residência e guia de pagamento (DAE-Documento de Arrecadação Estadual) que não é fornecida pela Câmara. A segunda via é entregue em até 20 dias. Os menores de idade deverão estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal com documento comprobatório.
 
Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina 

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