30/09/2016 às 08h44min - Atualizada em 30/09/2016 às 08h44min

Bombeiros ministram curso de formação de brigada para agentes do presídio de Leopoldina

Foram abordados temas como prevenção de acidentes, avaliação de vítima, entre outras atitudes que podem salvar vidas.

Texto e fotos João Gabriel B. Meneghite
Militares do 4º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Leopoldina ministraram um curso de Formação de Brigada para Agentes de Segurança Penitenciária, do presídio de Leopoldina. As aulas teóricas aconteceram na parte da manhã dos dias 28 e 29 de setembro, no auditório do Cefet - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Leopoldina. No primeiro dia foi discutida a temática 'Primeiros Socorros', com aulas ministradas pelo terceiro sargento Marcelo Alves Lopes e soldado Lucas Mendes Wetzel. A parte prática do curso sobre atendimento pré-hospitalar aconteceu na sede do 4º Pelotão. Foram abordados temas como prevenção de acidentes, avaliação de vítima, entre outras atitudes que podem salvar vidas. 

No último dia do curso, a ênfase da apresentação foi no combate a incêndios, sendo discutidos os assuntos sobre prevenção, elementos de composição do fogo, métodos de extinção, meios de propagação, equipamentos de combate, entre outros conteúdos abordados pelo segundo sargento Rondinelle Franco de Resende e soldado Pablo Lima Freguglia. As aulas práticas e simulações foram realizadas no Parque de Exposições, com operações de equipamentos e técnicas de maneabilidade.

O agente penitenciário Claudiney Alves Coutinho (Apollo) elogiou a qualificação dos militares que ministraram o curso, “preparando-nos para situações adversas. Em todo o país existe uma superlotação em grande parte das unidades prisionais, tornando-se necessária a preparação dos agentes”. 

O sargento Franco explicou que o curso prepara os agentes para lidar com princípio de incêndio, muito comum em rebeliões, ensinando-os atuarem nos primeiros momentos até que se chegue as equipes de socorro, evacuando o local com segurança.
 
O Curso de Formação de Brigada de Emergência foi aplicado para 15 agentes de segurança penitenciária, intermediado pelo Diretor do Presídio de Leopoldina Valdiney Nunes Mariano e pelo agente Claudiney Alves Coutinho (Apollo), sendo prontamente atendidos pelo Tenente Guilherme Cantelle Lopes de Paiva, Cmt do 4º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Leopoldina. O evento teve o apoio da Panificadora Bruno e Lac.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »