30/10/2016 às 18h13min - Atualizada em 30/10/2016 às 18h13min

Livro -A cidade e o patrimônio: Ouro Preto-Paraty-Cataguases

O lançamento do livro A cidade e o patrimonio: Ouro preto-Paraty-Cataguases, foi feito na noite do dia 08/10, no Centro Cultural Humberto Mauro, com a presença dos autores Elisabete Kropf e Marcelo Silveira.Willian Bittar não pode comparecer por problemas de saúde.

O livro trata das relações entre o patrimônio e as demandas dessas três cidades históricas nos dias de hoje. Um diálogo que, na maioria das vezes, é muito conflituoso, mas que, ao mesmo tempo, está também presente em quase todas as cidades que detém uma memória a ser preservada e também querem se inserir dentro de uma perspectiva de desenvolvimento e de futuro.



Marcelo Silveira é arquiteto e urbanista, doutor em Teoria e História da Arquitetura pela FAU-UFRJ. Leciona na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Willan Bittar é arquiteto, leciona desde 1980 em diversas faculdades publicas e particulares do RJ. Coordenou a equipe multidisciplinar para a realização do Inventario Nacional de Bens Imoveis de Paraty em 2002. É autor de diversos livros e artigos.

Elisabete Kropf é carioca, arquiteta e urbanista. Possui diversos projetos na cidade e região, onde mora e trabalha desde 1986. Idealiza e coordena o CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade, nas 3 edições (2012/2014/2016) que produz discussões e propostas para a região considerada de relevante valor cultural.

A parte que trata de Cataguases, segundo a historiadora e escritora cataguasense Joana Capella, "é a primeira abordagem do modernismo a partir do nosso contexto histórico e isso é muito positivo para a compreensão da evolução da sociedade bem como para a valorização dos nossos  bens culturais".

"O livro é um feito importantíssimo, pois é a ÚNICA publicação no mundo que trata de Cataguases visto não apenas de um modo técnico (elencando seu patrimônio), mas discutindo a realidade dessa cidade. Ele precisa ser falado, discutido, trazido a público para ser referendado, combatido, desdito, contradito." Prof. Dr. Marcelo Silveira - Escola de Belas Artes - UFRJ

O livro está  à venda por R$39,90 na Casa do Livro, localizada na Avenida Astolfo Dutra 25 - Cataguases
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »