09/11/2016 às 14h10min - Atualizada em 09/11/2016 às 14h10min

Primeiro Plano define nova data

Festival acontece no Palace com exibição de mais filmes nesta edição

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades definiu nova data de realização. A 15ª edição do festival acontece de 28 de novembro a 3 de dezembro, no Cinearte Palace, com aumento no número de curtas em exibição. Foram 57 produções selecionadas entre mais de 200 inscritas nas mostras competitivas Mercocidades e Regional.
 
O festival é a oportunidade que o público tem de assistir aos filmes que dificilmente seriam integrados ao circuito comercial de cinema. Entre os confirmados no Primeiro Plano estão produções locais que serão exibidas pela primeira vez em Juiz de Fora, como "Aqueles cinco segundos", que recentemente levou os Kikitos de melhor diretor para Felipe Saleme e de melhor atriz para Luciana Paes, na 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Também estreia em Juiz de Fora a produção local "Barbante", que contou com participação de Laura Cardoso e Vinicius de Oliveira.
 
A Mostra Competitiva Regional reúne filmes realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata. Além da premiação tradicional, o melhor curta desta categoria escolhido por um júri especializado leva o prêmio de R$ 500. Ainda dentro da Mostra Regional, o melhor curta feito por diretor universitário também concorre ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que dá ao vencedor R$ 7 mil para realizar uma nova produção no ano seguinte.
 
Já a Mostra Competitiva Mercocidades exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes de países que fazem parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2015, com duração máxima de 20 minutos. O festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função.
 
Na edição de 2015, o evento recebeu cerca de 250 inscrições, exibiu longas e 50 curtas-metragens, além de promover debates e oficinas. O curta juiz-forano "Marlene – Historias de um forró", de Jéssica Ribeiro, levou os prêmios Incentivo Primeiro Plano e Voto do Público na Mostra Competitiva Regional. Na Mostra Competitiva Mercocidades, o curta vencedor de melhor filme foi "Verão 98", da diretora chilena Valentina Azúa.
 
O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e de Produtores Culturais, da Insensatez  Audiovisual e da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa, e apoio da TV Integração.
 
 
Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades
 
Assessoria de Imprensa
 
Guilherme Arêas
32 | 9 8844-8465
 
www.primeiroplano.art.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »