15/11/2016 às 10h19min - Atualizada em 15/11/2016 às 10h19min

Cursos a distância sobre orçamento, oferecidos pela ALMG, recebem inscrições

Objetivo é oferecer noções básicas sobre estrutura e funcionamento do planejamento e do Orçamento do Estado.

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está com inscrições abertas, até 6 de dezembro, para dois cursos a distância sobre o orçamento público. As atividades têm o objetivo de oferecer noções básicas sobre a estrutura e o funcionamento do planejamento e do Orçamento do Estado de Minas Gerais, com foco nos canais de participação popular.

O curso Planejamento e Orçamento Público é dirigido, especialmente, aos envolvidos nas discussões sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019 para 2017 e do orçamento público para o novo exercício. A atividade visa capacitar para a participação dos processos públicos de monitoramento, avaliação e formulação das peças orçamentárias do Estado.

Dividido em cinco aulas, o curso conta com exercícios de fixação. Serão abordados os seguintes tópicos: sistema orçamentário, PPAG, Lei Orçamentária Anual (LOA), participação popular, monitoramento e avaliação. As atividades ficarão abertas na plataforma até o dia 20 de dezembro.

Já o curso Orçamento Público e Cidadania é dirigido, especialmente, aos estudantes e representantes de movimentos sociais interessados em ter noções básicas sobre o sistema orçamentário do Estado; o papel dos diversos atores envolvidos no processo de discussão e execução do orçamento público; e a importância da participação popular nas diversas etapas desse processo.

A atividade é composta por 10 teleaulas do programa TV Escola – Orçamento público e cidadania, produzido pela TV Assembleia em parceria com a Escola do Legislativo. As teleaulas utilizam uma linguagem de fácil compreensão e são acompanhadas de exercícios de fixação. As atividades ficarão abertas na plataforma até 15 de dezembro.

Como participar - As inscrições podem ser efetuadas diretamente na plataforma de ensino e aprendizagem a distância da ALMG. Quem acessar a plataforma pela primeira vez deverá, antes, cadastrar-se no ambiente para solicitar a inscrição. Os dois cursos oferecem certificação, basta cumprir os critérios de aprovação definidos para cada um deles.


 
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »