28/11/2016 às 07h19min - Atualizada em 28/11/2016 às 07h19min

Laboratório Dra Walkiria ganha Certificado de Excelência pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

Em 22 de julho de 1994, foi fundado o laboratório de Análises Clínicas  e Citologia Preventiva pela saudosa Dra. Walkiria de Lima Thomé Barcellos. Já naquela época, Dra. Walkiria ciente da necessidade de prestar um serviço de excelência; e vindo com uma larga experiência adquirida  no Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, no Laboratório do Hospital Felício Rocho, ambos em Belo Horizonte, e no laboratório do Hospital de Cataguases, locais por onde trabalhou, decidiu  filiar o seu laboratório ao Programa Nacional de Controle da Qualidade, sendo uma das pioneiras a participar deste importante Programa de qualidade para Laboratórios de Análises Clínicas, pois vale lembrar que naquela época, ainda não era exigido pela Vigilância Sanitária que os laboratórios fossem filiados a algum Programa de Controle da qualidade.

Desde então e durante todos estes anos, e novamente em 2016, o Laboratório Dra. Walkiria foi avaliado como EXCELENTE, pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.
Este foi um grande legado deixado pela Dra. Walkiria, com estabelecimento de procedimentos e  padrões de trabalho e  a competência de  profissionais, que permitem que o seu laboratório continue seguindo os seus ideais de prestar um serviço de excelência à população.

Dra. Mariana Cadete Ladeira Barbosa, responsável técnica do laboratório, explica que ao se filiar a este Programa Nacional de Controle da qualidade-PNCQ, o Laboratório passa a receber  mensalmente Kits com resultados de exames já conhecidos  e antes de iniciar a sua rotina diária, todos  os equipamentos são  aferidos  com estes Kits, garantindo assim que todos os resultados dos exames a serem realizados naquele dia, estejam corretos e dentro dos padrões de qualidade exigidos. São enviadas também pelo PNCQ, amostras de sangue para que o Laboratório faça seus exames e envie o resultado encontrado para o PNCQ avaliar, se o mesmo está correto. Além disto, o PNCQ envia mensalmente questionários com perguntas técnicas para o responsável técnico do Laboratório responder e devolver ao PNCQ,  para avaliação do grau de conhecimento do profissional. Depois destas avaliações mensais o PNCQ emite um Certificado anual informando o conceito obtido pelo Laboratório.

Para finalizar, queremos parabenizar a todos os funcionários do Laboratório Dra. Walkiria, pelo conceito de Excelência obtido e que no próximo ano, continuem  prestando este serviço de qualidade a toda população leopoldinense.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »